15 de Outubro: Festa de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja

No século Teresa de Cepeda y Ahumada, reformadora do Carmelo.

Mãe das Carmelitas Descalças e dos Carmelitas Descalços; "mater spiritualium" (título sob sua estátua na basílica do Vaticano); padroeira dos escritores católicos (1965) e doutora da Igreja (1970): a primeira mulher, juntamente com Santa Catarina de Sena, a obter este título; nascida em Ávila (Castela Velha, Espanha) em 28 de março de 1515; faleceu em Alba de Tormes (Salamanca) em 4 de outubro de 1582 (o dia seguinte, devido à reforma do calendário gregoriano, foi 15 de outubro); beatificada em 1614, canonizada em 1622; sua festa em 15 de outubro.

A sua vida deve ser interpretada de acordo com o plano que o Senhor tinha para ela, com os grandes desejos enraizados no seu coração, com as doenças misteriosas de que foi vítima desde jovem (e a saúde doentia que a acompanhou durante toda a sua vida), com a “resistência” à graça de que se acusa mais do que deveria. Entrou no Carmelo da Encarnação de Ávila em 2 de novembro de 1535, fugindo de casa. Um pouco pelas condições objetivas do lugar, um pouco pelas dificuldades espirituais, lutou até alcançar o que chama de “conversão”, aos 39 anos. Mas o encontro com alguns diretores espirituais lançou-a a grandes passos rumo à perfeição.

Em 1560 teve a primeira ideia de um novo Carmelo, onde pudesse viver melhor a sua regra. Ideia concretizada dois anos depois no mosteiro de S. José, sem rendas e “segundo a regra primitiva”: expressão que deve ser bem compreendida, porque naquela época e também mais tarde era mais nostálgica e “heróica” do que real. Cinco anos depois, Teresa obteve do Geral da Ordem, Juan Bautista Rossi - em visita à Espanha - a ordem de multiplicar os seus mosteiros e a autorização para fundar dois conventos de "Carmelitas Contemplativos" (mais tarde chamadas Descalços), que seriam como pais espirituais das freiras e assim poderiam ajudá-las.

À morte da Santa, os mosteiros femininos da reforma eram 17. Mas os masculinos também rapidamente ultrapassaram o número inicial: alguns com a permissão do General Rossi, outros - especialmente na Andaluzia - contra a sua vontade, mas com a dos visitadores apostólicos, Domingos Vargas e o jovem carmelita descalço Jerónimo Gracián (esta foi também a chama espiritual de Teresa, a quem se ligou com o voto de fazer tudo o que lhe fosse pedido, não contrariando a vontade de Deus). Seguir-se-iam incidentes desagradáveis ​​agravados pela interferência de autoridades seculares e outras autoridades externas, até à ereção dos Descalços como Província separada, em 1581. Teresa pôde escrever: "Agora Descalços e Calçados, estamos todos em paz e nada nos impede de servir o Senhor."

Teresa está entre as figuras do misticismo católico de todos os tempos. As suas obras - especialmente as quatro mais conhecidas (Vida, Caminho da Perfeição, Mansões e Fundações) - juntamente com notícias históricas, contêm uma doutrina que abrange toda a vida da alma, desde os primeiros passos até à intimidade com Deus no centro do Castelo Interior. As suas cartas, além disso, mostram-nos que ela está absorvida pelos mais variados problemas de cada dia e de cada circunstância. A sua doutrina sobre a união da alma com Deus (doutrina vivida por ela intimamente) está em sintonia com a do Carmelo que a precedeu e que ela contribuiu de forma notável para enriquecer, e que transmitiu não só aos seus irmãos, filhos e filhas espirituais, mas a toda a Igreja, à qual serviu sem poupar esforços. Quando morreu, a sua alegria foi poder afirmar: “Morro como filha da Igreja”.

Para conhecer mais sobre a vida de Santa Teresa e sua obra e legado, sugerimos a leitura dos livros publicados pela Edizioni Carmelitane.

El hogar espiritual de Santa Teresa: En torno al estado del Carmelo español en tiempos de la Santa y Santa Teresa, San Juan de la Cruz y los Carmelitas Españoles

Fonte: CITOC Online