Retiro anual da Família Carmelita 2024

“Senhor, ensina-nos a orar”

De 26 a 28 de Fevereiro de 2024 decorreu na Casa São Nuno, em Fátima, o retiro anual da Família Carmelita que, como é habitual, ocorre no quarto fim de semana de Janeiro, desde sexta-feira à tarde, pelas 17,30h, até domingo, á hora do almoço. Este ano foi orientado pelo Fr. Pedro Bravo, Delegado do Comissariado para a Família Carmelita. Retoma-se assim a prática que se seguia desde há anos no nosso país e fora interrompida pela pandemia do Covid-19.

A alma da vida carmelita “em obséquio de Jesus Cristo, na imitação da Virgem Maria e do profeta Elias”, é a oração e o cerne desta é a contemplação. É por meio delas que vivemos na sequela de Cristo, na presença de Deus e em união com Ele, deixando-nos plasmar pelo Espírito Santo, para vivermos como filhos e filhas de Deus neste mundo, testemunhando o Evangelho a todos os seres humanos e cooperando na implantação do Reino de Deus neste mundo, de modo a «sermos, no coração da Igreja e no mundo, o amor», como diz o lema que adotamos como roteiro ruma à celebração do bimilenário da nossa redenção e do nascimento da Igreja, no Pentecostes.

O tema do retiro, “Senhor, ensina-nos a orar», é o mesmo do Ano da Oração, que começou no passado dia 21 de janeiro, domingo da Palavra de Deus, e que se destina a preparar o Jubileu de 2025. Na sua carta ao Arcebispo Rino Fisichella, Pró-Prefeito para o Dicastério para a Evangelização, encarregando-o de preparar e organizar o Jubileu, o Papa Francisco quis que este ano preparatório fosse «um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do “Pai Nosso” – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos». Assim procuramos aprofundar a nossa relação vital com Deus através da oração, seguindo o caminho de santidade e itinerário de vida cristã  proposto por Jesus na oração que ensinou aos seus discípulos: o no Pai-nosso.

O objetivo do retiro foi assim o mesmo deste Ano da Oração: ser «um momento privilegiado para redescobrir o valor da oração, a necessidade da oração quotidiana na vida cristã; como rezar e, sobretudo, como educar para a oração hoje, na era da cultura digital". Estiveram presentes cerca de oitenta participantes, entre frades, irmãs religiosas, leigos carmelitas das Ordens Terceiras, das Confrarias e da Associação do Antigos Alunos Carmelitas, bem como de alguns convidados e pessoas interessadas na espiritualidade carmelita. As cinco meditações foram intercaladas com tempos de meditação pessoal, em silêncio, e enquadradas numa atmosfera de oração, ritmada pela oração de laudes e de vésperas, pela Eucaristia, a meio do dia, e pelo terço meditado à noite. Na era digital em que nos encontramos, os textos foram todos distribuídos por via eletrónica, através do What’s App, tendo o Secretariado da Família Carmelita desempenhado um notável serviço de organização dos grupos e distribuição dos materiais. Esperamos poder contar com a presença de todas os grupos da Família Carmelita no próximo., a fim de todos poderem beneficiar da experiência tão enriquecedora de escuta, oração e fraternidade que vivemos ao longo destes dois dias.

Um muito obrigado à Casa São Nuno pelo acolhimento e todo o serviço e disponibilidade que nos manifestaram. “Re-partindo com Maria de Cristo” – o lema da Família Carmelita para este ano – saiamos daqui com o nosso primeiro amor reavivado e com renovado entusiasmo e ardor para levar a cabo a nossa missão evangelizadora no meio deste mundo, a modo de luz, sal e fermento no meio das pessoas com quem vivemos e nos encontramos, pessoas que Jesus nos confia e às quais nos envia como instrumentos do seu amor misericordioso, arautos do seu Reino e profetas da fraternidade.

Fr. Pedro Bravo, oc