Justiça e Paz e Integridade da Criação

Declaração da Comissão JPIC da Ordem Carmelita sobre os conflitos atuais

Nós, membros da Comissão Internacional Carmelita Justiça, Paz e Integridade da Criação, reunidos em Roma de 13 a 16 de outubro para planear as tarefas do próximo ano, queremos enviar a nossa mensagem de paz, solidariedade e fraternidade aos nossos irmãos e irmãs mortos e feridos por atos de terrorismo e de guerra.

Fazemos nossas as palavras do Papa Francisco:

Por favor, parem com os ataques e as armas, porque devemos compreender que o terrorismo e a guerra não trazem soluções, mas apenas a morte e o sofrimento de muitas vidas inocentes. A guerra é uma derrota, toda guerra é uma derrota”.

O cerco total às populações civis vulneráveis ​​de ambos os lados apenas demonstra a incapacidade política e a imaturidade moral dos governos e acrescenta um novo fracasso à história da comunidade internacional na construção de um mundo pacífico e próspero através da justiça, da solidariedade global, do respeito pela dignidade humana e o bem comum.

Como Carmelitas, nunca esquecemos que a justiça e a paz se abraçam e, portanto, o nosso trabalho pela justiça contribui para a construção de um mundo de paz (cf. Constituições, 120). “É também uma decisão de partilhar com os “menores” da história, de dizer, desde dentro, mais com a vida do que com a boca, uma palavra de esperança e de salvação” (Constituições, 24).

Nestes momentos de dor e tristeza devido à violência desencadeada, rezamos a Deus pelos povos palestiniano e israelita, pelos nossos irmãos ucranianos e russos, pelos cidadãos brutalizados da República Democrática do Congo, pelos fratricidas dos povos dos dois Sudões, Myanmar e Haiti, e para tantos povos da nossa casa comum. Rezamos e apelamos às diversas partes em conflito para que se envolvam no diálogo e defendam a paz, a fim de pôr fim à escalada de morte e de horror e regressar ao caminho da justiça e da paz.

Fonte: CITOC Online, 15. 10. 2023