Proposta Carmelita de Oração pela Justiça e Paz e Integridade da Criação

Esta proposta de oração não está orientada para nenhum grupo específico, mas cada reali­dade local pode torná-la sua; na sua totalidade; como Vigília de Oração; ou em parte; como uma breve oração ou um vídeo para escolas ou comunidades religiosas.

INTRODUÇÃO

Comecemos este momento de oração e reflexão com um trecho da exortação apostólica do Papa Francisco, LAUDATE DEUM, de 4 de outubro, onde o Papa dirige um apelo a todas as pessoas de boa vontade para que reajam, e lembra a cada um a responsabilidade do cuidado da criação de Deus:

“Passaram-se oito anos desde que publiquei a carta encíclica Laudato si’, quando quis parti­lhar com todos vós, irmãs e irmãos do nosso planeta sofredor, as minhas preocupações mais sinceras sobre o cuidado da nossa casa comum. Mas com o passar do tempo noto que não temos reações suficientes enquanto o mundo que nos acolhe está a desmoronar-se e talvez a aproximar-se de um ponto de rutura. Para além desta possibilidade, não há dúvida de que o impacto das alterações climáticas prejudicará cada vez mais a vida e as famílias de muitas pessoas. Sentiremos os seus efeitos nas áreas da saúde, fontes de trabalho, acesso a recur­sos, habitação, migrações forçadas, etc.

É um problema social global que está intimamente relacionado com a dignidade da vida hu­mana. Os bispos dos Estados Unidos expressaram muito bem o significado social da nossa preocupação com as alterações climáticas que vai além de uma abordagem meramente eco­lógica, porque “o nosso cuidado uns com os outros e o nosso cuidado com a terra estão in­timamente ligados. As alterações climáticas são um dos principais desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam. “Os efeitos das alterações climáticas são suportados pelas pessoas mais vulneráveis, seja no seu país ou em todo o mundo.” Os bispos também o disse­ram em poucas palavras no Sínodo para a Amazó­nia: “Os ataques contra a natureza têm consequências para a vida das pessoas”. E para expressar com força que esta já não é uma questão secundária ou ideológica, mas um drama que prejudica a todos nós, os bispos afri­canos afirmaram que as alterações climáticas revelam “um exemplo chocante de pecado estrutural”.

Com o objetivo de simplificar a realidade, não faltam aqueles que culpam os pobres por te­rem muitos filhos e até tentam resolver o problema mutilando as mulheres nos países me­nos desenvolvidos. Como sempre, parece que a culpa é dos pobres. Mas a realidade é que a pequena percentagem mais rica do planeta polui mais do que os 50% mais pobres de toda a população mundial, e que as emissões per capita dos países mais ricos são muitas vezes maiores do que as dos mais pobres. Como podemos esquecer que África, onde vivem mais de metade das pessoas mais pobres do planeta, é responsável por uma parte mínima das emissões históricas?

O mundo está a tornar-se tão multipolar e ao mesmo tempo tão complexo que é necessário um quadro diferente para uma cooperação eficaz. Não basta pensar nos equilíbrios de po­der, mas também na necessidade de responder aos novos desafios e de reagir com meca­nismos globais aos desafios ambientais, de saúde, culturais e sociais, especialmente para consolidar o respeito pelos direitos humanos mais básicos, pelos direitos sociais direitos e cuidado da casa comum.

Não quero deixar de recordar aos fiéis católicos as motivações que brotam da própria fé, (...) porque sabemos que a fé autêntica não só dá força ao coração humano, mas transforma toda a vida, transfigura a própria objetivos, ilumina a relação com os outros e os laços com tudo o que é criado.

Convido cada um a acompanhar este caminho de reconciliação com o mundo que nos acolhe e a embelezá-lo com a sua própria contribuição, porque este esforço pessoal tem a ver com dignidade pessoal e grandes valores. No entanto, não posso negar que é necessário ser sin­cero e reconhecer que as soluções mais eficazes não virão apenas dos esforços individuais, mas sobretudo das grandes decisões da política nacional e internacional.

Contudo, tudo se soma e lembrem-se que não há mudanças duradouras sem mudanças cul­turais, sem um amadurecimento no modo de vida e nas convicções das sociedades, e não há mudanças culturais sem mudanças nas pessoas.

O esforço das famílias para poluir menos, reduzir o desperdício e consumir sabiamente está a criar uma nova cultura. Este simples facto de modificar hábitos pessoais, familiares e co­munitários alimenta a preocupação com as responsabilidades não cumpridas dos sectores políticos e a indignação com o desinteresse dos poderosos. Notemos então que, embora isto não produza de imediato um efeito muito notável do ponto de vista quantitativo, colabora para gerar grandes processos de transformação que operam desde as profundezas da socie­dade. (…) Assim, juntamente com as decisões políticas essenciais, estaríamos no caminho do cuidado mútuo. (…)

Roma, São João de Latrão, 4 de outubro de 2023, Festa de São Francisco de Assis,

FRANCISCO

Veja extrato do vídeo:

“Deixem fluir a justiça e a paz” foi o tema do Tempo Ecuménico da Criação deste ano, inspi­rado nas palavras do profeta Amós: “Deixe a justiça correr como água, e a justiça como uma corrente inesgotável” (5,24).

Esta imagem expressiva de Amós diz-nos o que Deus deseja. Deus quer que reine a justiça, que é essencial para a nossa vida como filhos à imagem de Deus, assim como a água é para a nossa sobrevivência física. Esta justiça deve emergir onde é necessária, e não esconder-se demasiado fundo ou desaparecer como a água que evapora antes de podermos sustentar-nos. Deus quer que cada um procure ser justo em todas as situações; esforçai-vos sempre por viver de acordo com as suas leis e, portanto, por fazer com que a vida floresça em pleni­tude. Quando procuramos antes de mais nada o Reino de Deus (cf. Mt 6,33), mantendo uma justa relação com Deus, a humanidade e a natureza, então a justiça e a paz podem fluir, co­mo uma corrente inesgotável de água pura, nutrindo a humanidade e todos criaturas.

Ouçamos então o apelo para estarmos ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática e para pormos fim a esta guerra sem sentido contra a criação.

Vamos dar as mãos e tomar medidas ousadas para que a justiça e a paz fluam por toda a Terra.

Como podemos contribuir para o poderoso rio da justiça e da paz neste Tempo da Criação? O que podemos fazer, especialmente como Igrejas Cristãs, para curar a nossa casa comum e torná-la novamente cheia de vida?

Devemos decidir transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas pú­blicas que regem a nossa sociedade (…)

Apelo a todas as pessoas de boa vontade para que atuem com base nestas orientações so­bre a sociedade e a natureza.

Roma, São João de Latrão, 13 de maio de 2023

FRANCISCO

Assista ao vídeo da música de Migueli para o Tempo da Criação:

https://youtu.be/dN9QdUDOZP4?feature=shared

 

Oração Inicial

Abençoado és tu, Criador de tudo.
A ti o louvor e a glória para sempre.
Assim como o teu amanhecer renova a face da Terra,
trazendo luz e vida a toda a criação,
Dá esperança ao teu povo.
Que possamos alegrar-nos neste dia fizeste;
Abre os nossos olhos para contemplar a tua presença
e fortalece as nossas mãos para trabalhar pela justiça
para toda a criação,
para que todos também se alegrem e te louvem.

(Adaptado de Lancelot Andrewes, 1626)

Salmo

Hoje estamos mais conscientes do que nunca da ligação entre os combustíveis fósseis, a vio­lência e a guerra. Oremos e proclamemos com o salmista:

Senhor, tu derramaste bênçãos sobre a tua terra!
Tu restauraste o bem-estar em Israel!
Tu perdoaste a culpa do teu povo;
sim, tu escondeste todos os seus pecados.
Que o amor e a verdade se encontrem.

Que se beijem a justiça e a misericórdia.

Tu contiveste a tua fúria
e refreaste a tua raiva ardente.
Agora restaura-nos, ó Deus da nossa salvação;
Afasta de nós, mias uma vez, a tua raiva.
Continuarás para sempre enraivecido connosco?
Estenderás a tua ira por todas as gerações?
Não voltarás a dar-nos a vida,
para que o teu povo possa se alegrar em ti?
Que o amor e a verdade se encontrem.

Que se beijem a justiça e a misericórdia.

Mostre-nos o teu amor inesgotável, oh Senhor,
e conceda-nos a tua salvação.
Presto muita atenção ao que diz o Senhor Deus,
pois ele dá palavras de paz ao seu povo fiel.
Mas não o deixes voltar aos seus néscios caminhos.
A salvação de Deus está próxima dos que O temem;
Portanto, nossa terra ficará cheia da sua glória.
O amor inesgotável e a verdade encontrar-se-ão;
Beijar-se-ão a justiça e paz!
Que o amor e a verdade se encontrem.

Que se beijem a justiça e a misericórdia.

A verdade brota da terra,
e a justiça sorri dos céus.
Sim, o Senhor derrama as suas bênçãos,
e nossa terra produzirá uma abundante colheita.
A justiça vai à sua frente como um arauto,
preparando o caminho para os seus passos.
Que o amor e a verdade se encontrem.

Que se beijem a justiça e a misericórdia.

Oração penitencial (artilhada)

Deus de luz, vida e amor,

Deus da terra, do mar e do céu, que chamaste à existência a criação e a teceste numa rica tapeçaria, num tapete fino, numa rede de vida.

O teu Espírito pairou sobre a face das águas primordiais, e foi insuflado na humanidade de­pois de nos teres feito à Tua imagem.

A tua Palavra fez-se carne e encarnou o teu amor divino, enraizando-se e frutificando em nós, restaurando a nossa relação contigo.

No entanto, não honrámos esse relacionamento contigo com o resto da tua Criação.

Desrespeitámos a rede da vida.

Desvalorizámos o fino tapete ecológico que teceste com tanto amor.

Arrancámos a Tua árvore da vida e vendemo-la como lenha.

Esquecemos que suamos e choramos água salgada e poluímos os teus oceanos e rios... oce­anos que imploram por justiça e rios que clamam por justiça.

Tudo o que respira deveria louvar-te; no entanto, toda a criação geme de dor à medida que as árvores e o fitoplâncton se sufocam com o carbono libertado pelo nosso desejo insaciável e pelo nosso cuidado descuidado.

À nossa volta vemos as consequências do nosso pecado ecológico, à medida que extraímos e exploramos, à medida que contaminamos e saqueamos o nosso irmão e a nossa criação: ondas de calor e incêndios florestais, invernos rigorosos, secas e inundações, aumento do nível do mar e da temperatura do oceanos, ciclones, tufões e furacões mais extremos.

Ainda assim, caímos na cegueira.

A criação ruge de dor, mas nós fazemos ouvidos moucos.

Tu nos chamas em Cristo a dizer a verdade ao poder e anunciar a paz a este planeta, nossa casa comum. Mas permanecemos em silêncio.

Deus de esperança e cura, que os teus rios de justiça lavem a nossa apatia, a nossa ganância e o nosso egoísmo, e nos revelem as relações profundas que criaste connosco e nossas com toda a criação.

Nutre-nos com a água da vida que restaura, transformando desertos de desespero em oásis de esperança.

Que as ondas do Teu abraço nos transformem novamente em guardiães da Tua criação.

Que as correntes da Tua justiça nos levem à Tua lagoa de paz, onde toda a criação possa desfrutar da vida em abundância.

Isto te pedimos isso em nome daquele que veio para que todo o cosmos tenha vida eterna, Jesus, o Cristo. Amém.

Leitura Bíblica

Primeira leitura - Amós 5, 21-24

Monição: A justiça, aliada à paz, chama-nos ao arrependimento dos nossos pecados ecológi­cos e à mudança das nossas atitudes e ações. A justiça exige que vivamos em paz, e não em conflito, com os nossos semelhantes, construindo relações justas com toda a criação. Somos convidados a juntar-nos ao rio da justiça e da paz em nome de toda a criação e a permitir que as nossas identidades individuais – nome, família ou comunidade de fé – se unam neste movimento maior pela justiça, tal como os afluentes fazem para formar um poderoso rio.

Escutemos as palavras do profeta Amós:

"Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembleias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará.
Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a reti­dão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!"

Oferta solidária

Podeis querer fazer um donativo, seja para arrecadar dinheiro para um projeto que contri­bua para a restauração ecológica, ou para um aspeto de justiça social e ambiental.

Sugerimos que conheçais um projeto de cooperação da ONG carmelita Karit Solidarios pela Paz. Um projeto de soberania alimentar e nutricional, empoderamento das mulheres e alte­rações climáticas. Graças à generosidade das Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus com quem partilhamos o seu projeto e a sua vida.

  • Projecto Nutricional em Moçambique

https://youtu.be/mx2Xl_X-g4w?si=HT32DQH1Ht9HJZi6

  • Testemunho das alterações climáticas em Moçambique:

https://youtu.be/ATwSjQTl4MY?si=6k_DdeWSMo79eyeD&t=400

Preces

Criador e Redentor, ao aproximar-nos de ti em oração, ajuda-nos a caminhar em beleza e equilíbrio. Ajude-nos a abrir os nossos corações e as nossas mentes.

  • Rezamos pela tua comunidade, a Igreja, o Corpo de Cristo. Pedimos-te por todos os nos­sos entes queridos no círculo da vida em toda a Criação e por aqueles que foram escolhi­dos para nos liderar e ensinar.
  • Invocamos a Terra, a nossa casa planetária com as suas belas profundezas, as suas eleva­das alturas e as suas águas profundas, a sua vitalidade e a sua vida em abundância, e nu­ma só voz pedimos que ela nos ensine e nos mostre o caminho.
  • Invocamos as montanhas e os desertos, os altos vales verdes e os prados cobertos de flores silvestres, as neves, os picos de intenso silêncio, e pedimos que nos ensinem e nos mostrem o caminho.
  • Invocamos a terra onde crescem os nossos alimentos, o solo que nos nutre, os campos férteis, os jardins e pomares abundantes, e pedimos que nos ensinem e nos indiquem o caminho.
  • Invocamos as florestas, as grandes árvores que se erguem firmemente em direção ao céu, com as raízes na terra e os ramos no céu, o abeto, o pinheiro e o cedro, e pedimos que nos ensinem e nos mostrem o caminho.
  • Invocamos as criaturas dos campos, das florestas e dos mares, as nossas irmãs e os nos­sos irmãos, os lobos e os veados, a águia e a pomba, as grandes baleias e o golfinho. E pedimos que nos ensines e nos mostres o caminho.
  • Apelamos a todas as pessoas que viveram nesta terra, as nossas e os nossos antepassa­dos, amigos que sonharam o melhor para as gerações futuras, e sobre cujas vidas se cons­trói a nossa, e em ação de graças, apelamos-lhe que nos ensinem e nos mostrem o cami­nho.
  • Apelamos aos países do mundo para que ouçam o clamor daqueles que sofreram a perda das suas casas, das suas vidas e da sua esperança devido às alterações climáticas. Escu­tem o clamor daqueles cujas escolas, igrejas, hospitais, estradas e infraestruturas foram danificadas. Rezamos pela justiça e pela paz, para que nos ensinem e nos mostrem o ca­minho.
  • Rezamos por todas as vítimas da guerra e da violência. Rezamos pelos países onde a ga­nância, o petróleo e o gás estão a levar à guerra. Temos no coração as áreas onde os pro­jetos de combustíveis fósseis desestabilizaram comunidades e perpetraram violações dos direitos humanos. Rezamos pelas áreas onde as alterações climáticas causaram secas e conflitos por causa da água e dos recursos. Que possamos responder ao grito da Terra e daqueles que vivem na pobreza, como pacificadores que desafiam a violência que nos ameaça a todos. Pedimos que nos ensines e nos mostres o caminho.

Criador, tu fizeste o mundo e o declaraste-o bom: a beleza das árvores, a suavidade do ar e a fragrância da erva falam-nos; o cume das montanhas, o trovão do céu e o ritmo dos lagos falam-nos; a palidez das estrelas, o frescor da manhã e as gotas de orvalho sobre a flor fa­lam-nos. Mas acima de tudo, os nossos corações elevam-se, porque Tu nos falas em Jesus, o Cristo, em cujo nome Te oferecemos estas orações.

Amém.

Pai Nosso

Rezemos juntos com o Pai Nosso que Jesus nos ensinou.

[Versão de Jim Cotter, adaptada do Livro de Oração da Nova Zelândia]

Espírito Eterno, criador da Terra, portador de dor, doador de vida,
fonte de tudo o que é e de tudo o que será,
pai e mãe de todos nós
Deus de amor, em quem está o céu:
O eco do teu nome sagrado ressoa por todo o universo!
Que as pessoas do mundo sigam o caminho da tua justiça!
Que todos os seres criados cumpram a tua vontade celestial!
A tua comunhão de paz e liberdade sustenta a nossa esperança e chega à Terra.
Com o pão que precisamos para hoje, alimente-nos.
Nas feridas que absorvemos um do outro, perdoa-nos.
Em tempos de tentação e provação, fortalece-nos.
Das provações grandes demais para suportar, livra-nos.
Liberta-nos das garras de todo mal.
Pois tu reinas na glória do poder, que é o amor, agora e sempre.

Amém.

Partilhemos um gesto de Paz e unidade

Partilhamos uma canção de Luis Guitarra que escreveu para a REDES (Rede de Entidades para el Desenvolvimento Solidário) no seu 20º aniversário e cuja letra podemos recitar ou cantar em sinal de unidade e fraternidade.

https://youtu.be/2a9zgDu9gpc?si=EyOAJm1a8P9Zmx88

Sí, somos VOZ…     
somos canto de una nueva humanidad; 
somos grito de justicia, somos promesa de paz

y denuncia de este mundo desigual. 

SÍ, somos LUZ…
somos foco que se centra en los demás;
somos fuego compartido, que ilumina la verdad

que nos hace comprender la reali­dad.

SOMOS parte de la VIDA       
Somos parte de la FE     
Somos REDES que se lanzan        
para llenar de ESPERANZA 

al hombre y a la mujer.   

Somos SUEÑOS de futuro,
somos ganas de ayudar
Somos REDES que reúnen,
que se suman, que construyen…

SOMOS SOLIDARIDAD

Sí, somos MÁS…     
somos más que unos ingenuos, mucho más;
somos manos que transforman,
somos pies que al caminar

van abriendo puertas a la libertad.

SOMOS parte de tu VIDA       
Somos parte de tu FE     
Somos REDES que se lanzan        
para llenar de ESPERANZA 

al hombre y a la mujer.   

Somos SUEÑOS de futuro,
somos ganas de ayudar
Somos REDES que reúnen,
que se suman, que construyen…

SOMOS SOLIDARIDAD