Líderes (Carmelitas) europeus refletem sobre vários temas

Nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024, realizou-se no Centro Internacional Santo Alberto (CISA), em Roma, uma Assembleia dos líderes do Espaço Europeu (composta por provinciais, comissários gerais, delegados gerais e seus delegados).

A Eucaristia de abertura da Assembleia foi celebrada por Benny Phang (Vice Prior Geral), na capela de Santo Alberto, durante a qual falou da necessidade de trabalhar na pastoral vocacional. A grande variedade de culturas e nacionalidades presentes na Assembleia foi reconhecida pelos participantes que rezaram a oração Adsumus, Sancte Spiritus nas várias línguas do Espaço Europeu no início de cada uma das sessões de trabalho.

Richard Byrne, Conselheiro Geral para a Europa, apresentou um breve relatório sobre os próximos capítulos e visitas, o curso de formação permanente sobre Santa Teresinha de Lisieux, o retiro para os professos simples em 2024 e o encontro de jovens, em Roma, programado para o Ano Jubilar, no final de julho de 2025.

O Espaço Europeu está dividido em três (sub)regiões: Itália-Malta, Península Ibérica e Norte da Europa. Cada um dos presidentes destas regiões (Joseph Saliba, David del Carpio Horcajo e Brendan Grady) apresentou um relatório sobre as atividades da sua região e sobre os processos relevantes de unificação ou colaboração. Relataram também as duas reuniões de profissionais que ocorreram durante o ano passado. Em ambos os encontros, o Prior Geral, Míceál O'Neill, fez uma apresentação sobre as vocações.

Em Setembro de 2023, a Região da Europa Norte realizou o seu curso “presencial” de dois dias em Dublin (Irlanda) para promover a priorização da pastoral vocacional na região. Juntamente com um facilitador (Sr. Danny Curtin), dezasseis participantes passaram dois dias a explorar e aprendenr uns com os outros maneiras de nutrir uma cultura para as vocações carmelitas hoje.

Em dezembro de 2023, as Regiões Itália-Malta e Ibérica realizaram a sua reunião online durante duas tardes. Vinte e um participantes participaram neste encontro, partilhando entre si o seu entusiasmo por este ministério e o quanto acreditavam que o Espírito Santo continua a chamar as pessoas para o Carmelo.

No geral, esta Assembleia foi informada, em Janeiro de 2024, que aqueles que participaram nas duas reuniões para o pessoal profissional sentiram que tinham sido um apoio importante para aqueles que trabalham neste ministério. A maioria queria mais reuniões. Depois de ouvir estes relatórios, cada região europeia comprometeu-se a realizar novas reuniões, durante o próximo ano, para todos os envolvidos no ministério vocacional.

A seguir, cada responsável informou à Assembleia sobre quatro temas da sua própria realidade: (1) os passos práticos que foram dados em relação à implementação das propostas da encíclica Laudato si'; (2) a formação permanente dos irmãos; (3) a realidade de como as reuniões comunitárias são realizadas; e (4) quaisquer outras notícias ou atualizações importantes sobre a entidade.

Eduardo Agosta Scarel, O. Carm., comentou os relatórios dos líderes em relação à Laudato si' e sobre a mensagem da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que ocorreu em Dubai em 2023 (COP 28). Cada Região concordou então com uma meta específica que poderia ser implementada de forma realista até janeiro de 2025, a fim de continuar a implementar o compromisso da Ordem com as propostas da Laudato si'. Além disso, cada Região e cada realidade comprometeram-se a estudar o tema durante o próximo ano.

Tadeusz Popiela, prior de Santo Alberto, celebrou a Eucaristia para iniciar os debates e reflexões do segundo dia. A Assembleia ouviu então um relatório de Alejandro López-Lapuente (mestre de noviços) sobre o noviciado europeu em Salamanca. Sete noviços iniciaram o noviciado este ano e foram acompanhados por outros sete irmãos com votos solenes dentro desta comunidade formadora. Desde a sua criação, oitenta e oito noviços iniciaram o noviciado em Salamanca. Foram então apresentados outros relatórios sobre as outras casas de formação no Espaço Europeu. A Assembleia dedicou algum tempo à preparação de um retiro para os professos de votos simples na Europa, no próximo verão, na casa de retiros da Província Italiana de Nocera Umbra (Itália).

A Assembleia voltou então a sua atenção para a forma como as realidades europeias da Ordem se ligam às secções fora das suas realidades, na África e na América do Sul. Dois oradores fizeram apresentações sobre os comissários provinciais e os delegados provinciais, o que levou a um debate construtivo entre os membros da Assembleia.

Por fim, a assembleia debateu a Família Carmelita, destacando as Constituições que afirmam que “todos os indivíduos e grupos, institucionais ou não, que se inspirem na Regra de Santo Alberto, na sua tradição e nos valores expressos na espiritualidade carmelita, constituem hoje a Família Carmelita dentro da Igreja”. Afirmou que numa Igreja sinodal, que anuncia o Evangelho, todos “caminham juntos”. Os membros exploraram, portanto, como este “caminhar juntos” está a acontecer hoje na nossa própria Ordem, apontando para a experiência da Família Carmelita ampliada que participa de alguns capítulos provinciais. A seguir, os membros da Assembleia refletiram sobre os passos que o Espírito os convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos” para que as nossas realidades (nos seus capítulos ou não) sejam mais sinodais. Os membros do Espaço Europeu concordaram em realizar outra Assembleia de dois dias, em janeiro de 2025, e terminaram com o canto do Flos Carmeli.

Fonte: CITOC Online