Semana do Consagrado 2024 - Lectio Divina – Sexto Dia (31.01.2024)

Quarta-feira da III Semana do Tempo Comum

Memória de S. João Bosco

Leitura (Mc 6,1-6)

Meditação

Quem é Jesus? Este homem tão semelhante a nós, filho de uma família conhecida na povoação, mas ao mesmo tempo autor de feitos impossíveis, com uma sabedoria inimaginável e capaz de milagres nunca antes vistos.

Diante deste enigma há duas soluções: o desprezo, que acentua a dimensão meramente humana, desacreditando toda a possibilidade de novidade; ou a admiração própria de quem se deixa levar e é capaz de sonhar novas realidades. A visão da fé é condizente com esta segunda proposta que permite sonhar a transformação da realidade que só Jesus pode realizar.

A fé leva a arriscar para lá da segurança do que conhecemos, e é a única forma de encarar a encarnação de Deus no mundo. Pela fé vemos a sabedoria incriada, que fez o céu e a terra, presente no meio da humanidade, a realizar prodígios e milagres inauditos.

Estas realidades não ficam perdidas na história. Homens e mulheres que seguiram Jesus foram traduzindo na sua vida, embora em diferente escala, estes gestos de Jesus. A história de João Bosco mostra bem como um homem simples foi capaz de se superar, deixando-se tomar por Deus e pela paixão de Jesus Cristo, para sonhar uma nova forma de agir com a juventude, transformando a humanidade a partir de dentro. O seguimento de Jesus traduz-se, portanto, em esperança para a humanidade, na medida em que vislumbra a sua transformação para a levar à concretização do sonho de Deus.

Oração

Rezamos com o refrão de Taizé: Feliz é quem se entrega a ti, Senhor

(https://youtu.be/UbiY_UZs50k?si=ijOp0rfPxq5P7DtK)

Feliz é quem se entrega a ti, Senhor, feliz é quem crê em ti.

Tu nos guias na alegria, simplicidade e misericórdia.

Contemplação e ação

Ao longo do meu dia, procuro discernir a vontade de Deus para mim: de que modo posso traduzir a vida de Jesus em mim, na missão que me é pedida no mundo?