Nossa Senhora do Carmo

Image 

16 de Julho de 2011

Maria, sendo também a Mãe do Senhor, torna-se a discípula perfeita dele, a mulher de fé. Segue Jesus, caminhando juntamente com os discípulos, e com eles compartilha o penoso e compro-metedor caminho que exige acima de tudo o amor fraterno e o serviço mútuo. Nas bodas de Caná ensina-nos a acreditar em seu Filho; aos pés da Cruz torna-se a Mãe de todos os crentes e com eles experimenta a alegria da ressurreição. Une-se com os outros discípulos em "oração contínua" e recebe as primícias do Espírito, que enche a primeira comunidade cristã de zelo apostólico.  

Na Virgem Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja, os Carmelitas encontram tudo aquilo que desejam e esperam ser. Por isto, Maria foi sempre considerada a Padroeira da Ordem, da qual é também chamada Mãe e Esplendor, e tida sempre pelos Carmelitas, diante dos olhos e no coração, como a "Virgem Puríssima". Olhando para ela e vivendo em familiaridade de vida espiritual com ela, aprendemos a ficar diante de Deus e juntos como irmãos do Senhor. Maria, de facto, vive no meio de nós como mãe e como irmã, atenta às nossas necessidades, e junto a nós atende e espera, sofre e alegra-se.

(Constituições da Ordem do Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, 27)  

Na Solene Comemoração de Nossa Senhora do Carmo, o Comissariado Geral da Ordem do Carmo em Portugal deseja a todos os membros da Família Carmelita e a todos aqueles que a ela se associam umas Santas Festividades em Honra da sua Padroeira.

Que aprendamos com a exemplaridade de Maria, com a sua generosidade e a sua escuta obediente da Palavra de Deus.

Que o espírito de serviço que a guiou, nos guie também na dedicação aos irmãos na Ordem do Carmo. Que a sua intercessão nos fortaleça para enfrentarmos o futuro com a Fé, a Esperança e a Caridade que ela nos testemunha com a sua vida.

Uma Saudação Fraterna para todos!

P`lo Comissariado da Ordem do Carmo,

Padre Frei Agostinho Marques de Castro