Solenidade de São José, Protetor Principal da Ordem Carmelita

Solenidade de São José – 19 de Março

São José, Pai amado da Família Carmelita,
Esposo virginal de Maria, a Flor do Carmelo,
que pelo poder do Espírito Santo
concebeu Jesus, de quem és o Pai adoptivo,
tu és anunciador dos tempos novos da graça.
Como Maria, disseste o teu “Sim”,
para que Deus realizasse a sua obra salvífica,
em dom total da tua pessoa e da tua vida,
à vontade de Deus e à Sagrada Família.
Agradecida, a Família Carmelita,
responde ao teu amor com o seu amor.
A sua confiança em ti é tão grande,
que convictamente diz: “Ide a José”,
pois nada recusas a quem recorre a ti.
São José, Pai amado do Carmelo,
ensina-nos a ser discípulos de Jesus,
cuida da tua Igreja e da Família Carmelita,
de cada um dos seus membros,
e livra-nos das insídias do Maligno.
Amen.

- Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu «fiat», como Maria na Anunciação e Jesus no Getsémani. (Papa Francisco)

- Tomei por advogado e senhor o glorioso São José e encomendei-me muito a ele… Não me recordo até agora de lhe ter suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa de espantar, as grandes graças que Deus me tem feito por meio deste bem-aventurado santo e dos perigos de que me tem livrado, tanto no corpo como na alma. (Santa Teresa de Jesus)

- Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer numa determinada necessidade, a esse santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na Terra, na qualidade de pai adoptivo, tem no Céu todos os pedidos atendidos. (Santa Teresa de Jesus)

- Quisera eu persuadir a todos a serem devotos deste glorioso santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. (Santa Teresa de Jesus)

- Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe seja devota e a ele se dedique particularmente, que não progrida na virtude; porque ele ajuda muito as almas que a ele se encomendam. (Santa Teresa de Jesus).

- É que não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos – no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus – sem que se dê graças a São José pelo muito que então os ajudou. (Santa Teresa de Jesus)

- Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome a este glorioso santo por mestre e não errará no caminho. (Santa Teresa de Jesus)

- O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou. (Bento XVI)

- São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo. (São João Paulo II)

- As almas mais sensíveis aos impulsos do amor divino viram correctamente em José um exemplo brilhante de vida interior. (São João Paulo II)

- Eu pedia também a São José que velasse por mim. Desde a minha infância eu tinha por ele uma devoção que se fundia com o meu amor à Santíssima Virgem. Recitava todos os dias a oração: “Ó São José, pai e protector das virgens”. Por isso, empreendi sem receio minha longa viagem. Estava tão bem protegida, que me parecia impossível sentir medo. (Santa Teresinha do Menino Jesus)

- Era necessário que a Providência divina a confiasse [Maria] aos cuidados e tutela de um homem absolutamente puro. (São Francisco de Sales)

- Não sabeis que sou todo de São José? (São Francisco de Sales, na hora da morte)

- Não se pode amar a Jesus e a Maria sem amar o santo patriarca São José. (São Josemaría Escrivá)

- Das narrações evangélicas depreende-se a grande personalidade humana de José: em nenhum momento surge aos nossos olhos como um homem apoucado ou assustado perante a vida; pelo contrário, sabe enfrentar os problemas, ultrapassar as situações difíceis, assumir com responsabilidade e iniciativa as tarefas que lhe são confiadas. (São Josemaría Escrivá)

- José mereceu o nome de ‘Justo’, porque possuía de modo perfeito todas as virtudes. (São Jerónimo)

- Não há dúvida a este respeito: assim como Jesus Cristo quis estar sujeito a José na terra, assim faz tudo o que o Santo lhe pede no Céu. (Santo Afonso de Ligório)

- O santo exemplo de Jesus Cristo que, enquanto na terra, honrou tanto a São José, sendo-lhe tão obediente em vida, deve ser suficiente para inflamar o coração de todos com a devoção a este santo. (Santo Afonso de Ligório)

- Quando Deus deseja elevar uma alma, ele a une a São José, dando-lhe um forte amor por este bom santo. (São Pedro Julião)

- Todos os cristãos pertencem a São José, porque Jesus e Maria pertenciam a ele. (São Leonardo de Porto Maurício)

 - À excepção da nossa Mãe amorosa, São José supera todos os santos. (São Maximiliano Kolbe)

- O Altíssimo concentrou em São José, como num Sol de brilho inigualável, a luz e o esplendor de todos os demais santos. (Gregório de Nazianzo)

- Jesus viu a ternura de Deus em José: «Como um pai se compadece dos filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem» (Sal 103, 13). (Papa Francisco)

Oração a São José

São José, homem do silêncio, da oração e da escuta da Palavra de Deus; homem do trabalho e da família; homem simples e humilde. Pedimos-te por todas as nossas famílias e, especialmente, por todos os Pais. Ajuda-os a imitar-Te na escuta e na obediência a Deus. Ampara e assiste os que mais sofrem. Protege todos aqueles que não têm trabalho e que não conseguem sustentar dignamente os seus lares. Àqueles que abandonam os filhos e a família, seguindo caminhos de destruição e vício, ilumina-os para que possam voltar ao aconchego do lar assumindo dignamente a sua paternidade. A todos os que sofrem por causa dos filhos perdidos, em caminhos sem sentido e de morte, dá-lhes a força do Pai Pródigo que aguarda e espera o seu regresso. Ampara e socorre todas as famílias, para que em todas haja trabalho digno, casa e pão, harmonia e educação, alegria e paz, a exemplo da tua família de Nazaré. 

Amável São José, que nunca em vão invocamos, tu cujo crédito é tão poderoso junto de Deus que até se pode dizer: «No Céu, São José manda mais do que suplica», reza por nós a Jesus, reza por nós a Maria. Amen.