Semana do Consagrado 2024 - Lectio Divina – Sétimo Dia (01.02.2024)

Quinta-feira da III Semana do Tempo Comum

Leitura (Mc 6,7-13)

Meditação

Jesus envia os seus discípulos dois a dois, como peregrinos pelo mundo. No caminho, não levam mais que o essencial. O supérfluo distrai e não dá lugar à esperança. Na missão é importante, antes de mais, a pessoa pela sua presença. Não são os meios que a fazem, mas o próprio missionário; não pelo seu próprio poder, mas pelo poder que Jesus lhe confere.

Qual o objetivo da missão? Continuar a obra de Jesus, de libertar do poder do maligno, oferecendo às pessoas a vida plena que só Cristo pode dar-nos. Foi isso que os discípulos de Jesus fizeram: «pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos» (Mc 6,13). Infundem assim a esperança de um mundo transformado pela presença de Jesus.

Com a descrição da missão destes discípulos, o Evangelho traça o caminho para a Igreja nesta peregrinação da paz e da esperança: a rota a seguir é sempre o caminho de Jesus, não com a eficácia dos meios humanos, mas poder do amor de Deus.

Oração

Rezamos com o refrão de Taizé: O reino de Deus é um reino de paz

(https://youtu.be/81Cdric_iAQ?si=LDEMlMQ3OWUsaDZp)

O Reino de Deus é um reino de paz, justiça e alegria.

Senhor, em nós vem abrir as portas do teu reino.

Contemplação e ação

Ao longo do meu dia, procuro assumir o meu compromisso de ir pelas estradas do mundo como Jesus me pede: com o coração inundado pela sua presença, que é a minha única riqueza, e empenhando a minha vida para que venha o seu reino de amor.