foto12.jpg
Está aqui:   Início Lampejos Carmelitas São João Maria Vianney
São João Maria Vianney PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

São João Maria Vianney


– Padroeiro dos Párocos – 4 de Agosto -

 

alt

 

São João Maria Vianney (Cura d'Ars), cuja memória litúrgica celebramos no dia 4 de Agosto, e que foi declarado padroeiro de todos os párocos do mundo, nasceu em Lião no ano 1786. Depois de superar muitas dificuldades, pôde ser ordenado sacerdote. Tendo-lhe sido confiada a paróquia de Ars, na diocese de Belley, o santo promoveu nela admiravelmente a vida cristã, por meio duma eficaz pregação, com a mortificação, a oração e a caridade. Revelou especiais qualidades na administração do Sacramento da Penitência e na direcção espiritual, e por isso acorriam fiéis de todas as partes para escutar os seus santos conselhos. Morreu em 1859 e foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925 e pelo mesmo foi declarado padroeiro de todos os párocos do mundo, em 1929. Tendo em conta o seu patrocínio, apresentamos algumas frases relativas ao ministério ordenado. 

  • Sede bispos de olhar límpido, alma transparente, rosto luminoso; não tenhais medo da transparência; a Igreja não precisa da obscuridade para trabalhar (Papa Francisco).
  • De que vos serviria uma casa cheia de ouro, se não tivésseis ninguém para vos abrir a porta? O sacerdote tem a chave dos tesouros celestes: é ele que abre a porta (São João Maria Vianney).
  • Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água (São João Maria Vianney).
  • Oh! como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria… Deus obedece-lhe: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu (São João Maria Vianney).
  • Só no céu compreenderemos a felicidade de poder celebrar a Missa (São João Maria Vianney).
  • Se um padre vier a morrer em consequência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal (São João Maria Vianney).
  • O sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor (São João Maria Vianney).
  • O sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo (São João Maria Vianney).
  • Sacerdotes, sede pastores, e não funcionários; sede mediadores, e não intermediários (Papa Francisco).
  • O sacerdócio é um serviço de amor, é o serviço do bom pastor, que oferece a vida pelas ovelhas (Jo 10, 14-15) (Santo Agostinho).
  • Todo o sacerdote continua sendo diácono e deve sempre pensar nesta dimensão, porque o próprio Senhor se tornou nosso ministro, nosso diácono (Bento XVI). 
 

Calendário Carmelita

Outubro 2017
D S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Estatísticas

Visualizações de conteúdos : 1307111

Utilizadores Online

Temos 284 visitantes em linha