Calendário de eventos

SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM
Domingo 17 setembro 2017, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 70437
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Santo Alberto de Jerusalém,
bispo e legislalor da Ordem

Festa

Nasceu em Castro de Gualteri (Itália) por volta do ano 1149. Entrou para os Cónegos regulares da Santa Cruz de Mortara (Pavia) onde, em 1180, foi nomeado Prior Geral da Congregação. Bispo de Bobbio (Lombardia) em 1184 e de Vercelli no ano seguinte, foi designado Patriarca latino de Jerusalém em 1205. No exercício do seu ministério encarnou sempre o ideal do bom pastor a serviço da paz, tanto pela palavra como pelo exemplo da sua vida. Durante o seu patriarcado (1206-1214) agrupou em comunidade os irmãos eremitas do monte Carmelo, dando-lhes por escrito uma Regra de vida. Tendo de corrigir e depor o Mestre do Hospital do Espírito Santo por má conduta, foi por este assassinado em S. João de Acre (Palestina) no dia 14 de Setembro de 1214. O seu culto aparece na Ordem em 1504, mas só a partir de 1609 é definitivamente adoptado, estendendo-se em 1672 a toda a Ordem.

Liturgia do dia

  • Segunda-feira da semana XXVI
    S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e companheiros, mártires – MF Verde ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1: Jb 1, 6-22; Sl 16 (17), 1. 2-3. 6-7 Ev: Lc 9, 46-50 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael.

Notícias do Vaticano

  • Santa Sé: a dignidade da pessoa no centro da luta contra o crime

    A intervenção de monsenhor Luca Marabese no 15º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção da Criminalidade e Justiça Penal, em Abu Dhabi. Da Santa Sé, o apelo para abolir a pena de morte e a enfrentar três emergências: o tráfico de pessoas, os abusos contra menores no mundo digital e os crimes de ódio

    Leia tudo

     

  • Papa: Metz é chamada a ser farol de esperança para a Europa e o mundo

    "A reconciliação só é possível com a coragem de quebrar a cadeia do ressentimento", diz o Papa na Catedral de Metz, último compromisso da viagem de 4 dias que também passou por Paris e Lourdes. Leão fala sobre se percorrer um caminho de conversão, como aconteceu na própria cidade fronteiriça marcada por disputas e guerras: perante a injustiça, "o único caminho de salvação para o homem é o amor que cuida do outro". Metz é "chamada hoje, mais do que nunca, a ser um farol de esperança".

    Leia tudo

     

  • Iniciada a missão do cardeal Zuppi em Moscou

    Após a visita realizada em julho passado à Ucrânia, o purpurado está na Rússia para três dias de encontros institucionais, de 28 a 30 de setembro, com o objetivo de dar andamento aos dossiês relativos aos prisioneiros de guerra e às crianças transferidas de seus territórios de origem

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas