Santa Teresa do Menino Jesus,
virgem e doutora da igreja,
Padroeira das Missões
Nasceu em Alençon (França) no dia 2 de Janeiro de 1873. Entrou para o Carmelo de Lisieux no dia 9 de Abril de 1888. Exercitou-se de modo singular na humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar nas suas irmãs, especialmente nas noviças. Oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela edificação da Igreja, morreu num êxtase de amor no dia 30 de Setembro de 1897. Beatificada a 29 de Abril de 1923, foi canonizada por Pio XI a 17 de Maio de 1925 e por ele proclamada, juntamente com S. Francisco Xavier, Padroeira das Missões, a 14 de Dezembro de 1927. João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja a 19 de Outubro de 1997.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.
Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.
A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.