Beato Francisco Palau y Quer de Jesus, Maria, José, presbítero
Memória facultativa: O.C.D. (O. Carm: 20 de Março)
Nasceu em Aytona (Lérida, Espanha) no dia 29 de Dezembro de 1811. Entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços aos 21 anos e ordenou-se sacerdote aos 25. Por motivo dos problemas da sua pátria, viu-se obrigado a viver exclaustrado e exilado. Ao regressar a Espanha em 1851 fundou em Barcelona «A Escola da Virtude», modelo de ensino catequético. Suprimida a escola e injustamente confinado a Ibiza (1854-1860), viveu na solidão de El Vedrá as vicissitudes da Igreja, imerso no seu mistério. Fundou nas ilhas Baleares as Congregações dos Irmãos e das Irmãs Carmelitas (1860-1861). Pregou missões populares e estendeu a devoção mariana por onde quer que passou. Morreu em Tarragona no dia 20 de Março de 1872 e foi beatificado por João Paulo II a 24 de Abril de 1988. O seu espírito intensamente contemplativo e o seu apostolado ardente nutrido por um amor inflamado à Igreja, fazem dele um modelo para os carmelitas hodiernos.
Unable to fetch raw feed payload.
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, uma atualização sobre o estado de saúde de Leão XIV, internado no Hospital Gemelli após a cirurgia realizada no dia 13 para a remoção de um adenocarcinoma pulmonar. Segundo os médicos, a evolução pós-operatória segue normalmente.
O Papa Leão XIV nomeou dom Paolo Andreolli, missionário xaveriano e até agora bispo auxiliar de Belém do Pará, como novo bispo da Diocese de Ponta de Pedras. O religioso atua no Brasil desde 2007 e integra a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.
Dom El Kassis, Observador Permanente junto à ONU, interveio nos debates da 81ª Assembleia Geral. Apelo por um instrumento que regulamente o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial no âmbito dos armamentos e garanta a responsabilização e uma sólida proteção dos civis e das infraestruturas. Sobre a erradicação da pobreza e a segurança alimentar: “transformar os compromissos em vontade política e destinar os recursos necessários aos mais necessitados”.