Calendário de eventos

TODOS OS SANTOS CARMELITAS
Quarta-feira 14 novembro 2018, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 66535
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Todos os Santos Carmelitas

Festa

Os Santos do Carmelo constituem uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do seu Filho e imitando a sua vida, e se entregaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica, no amor aos irmãos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue. Eremitas do monte Carmelo, mendicantes da Idade Média, mestres e pregadores, missionários e mártires, religiosas que enriqueceram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostólica e docente, leigos que na sua vida souberam encarnar o espírito da Ordem: esta é a grande família carmelita que, enquanto peregrina, se dedicou à prática assídua da oração e que, tendo terminado a sua prova no estádio deste mundo, e tendo-nos deixado o seu exemplo, agora celebra a liturgia celeste. Unidos a esta grande família, e na esperança de nos virmos associar a ela, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos santos que Deus conduziu ao seu monte para os introduzir na sua Casa de Oração. O exemplo e a intercessão destas almas de oração é para nós um estímulo a vivermos a nossa vocação carmelita em obséquio de Jesus Cristo e na imitação da nossa Mãe e Rainha, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperança de todos os carmelitas. Esta festa, já mencionada por Inocêncio VIII em 16 de Julho de 1492, estendeu-se à Ordem em 1672.

Liturgia do dia

  • Sábado da semana XII
    Santa Maria no Sábado – MF S. Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1: Lm 2, 2. 10-14. 18-19; Sl 73 (74), 1-2. 3-5a. 5b-7. 20-21 Ev: Mt 8, 5-17 * Na Diocese do Algarve – Aniversário da tomada de posse de D. Manuel Neto Quintas. * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Virgem santa Maria do Perpétuo Socorro – SOLENIDADE * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Notícias do Vaticano

  • Card. Re: construir fraternidade neste tempo marcado pela cultura da força

    A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.

    Leia tudo

     

  • Dom Alberto Taveira: comunhão, desafios e a fé na Amazônia

    Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.

    Leia tudo

     

  • A liberdade interior na era da Inteligência Artificial

    A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas