Beata Maria dos Anjos, virgem
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Turim no dia 7 de Janeiro de 1661. Entrou no convento das carmelitas descalças da sua cidade natal em 1675. Foi repetidas vezes superiora da comunidade e responsável pela formação das noviças, nas quais inculcou os ensinamentos de Santa Teresa. Nas suas contínuas noites do espírito deixou-nos inumeráveis exemplos de amor ardente a Deus e ao próximo. Cultivou a oração com perseverança, sendo também com os seus sábios conselhos instrumento de paz e de concórdia para os seus concidadãos. Nutriu uma especial devoção por S. José, tendo fundado em sua honra um mosteiro em Moncalieri. Entrou na glória eterna no ano 1717 e foi beatificada no dia 25 de Abril de 1865 pelo Papa Pio IX.
Leão XIV conclui o encontro com os cardeais com a esperança renovada: "Estes dias fortalecem minha esperança. Não apenas pelo que compartilhamos, mas pela maneira como o fizemos. Em uma época marcada pela polarização, até mesmo a maneira como a Igreja escuta e dialoga torna-se parte de seu anúncio".
Na quarta sessão do Consistório, o tema da sinodalidade foi exposta pelo cardeal maltês Grech, que afirmou que esta consciência amadureceu na Igreja não sem esforço.
O encontro reuniu, no Palazzo San Calisto, representantes dos Dicastérios para a Doutrina da Fé, para a Cultura e a Educação, para a Comunicação e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, bem como das Pontifícias Academias para a Vida, das Ciências e das Ciências Sociais.