Beata Maria dos Anjos, virgem
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Turim no dia 7 de Janeiro de 1661. Entrou no convento das carmelitas descalças da sua cidade natal em 1675. Foi repetidas vezes superiora da comunidade e responsável pela formação das noviças, nas quais inculcou os ensinamentos de Santa Teresa. Nas suas contínuas noites do espírito deixou-nos inumeráveis exemplos de amor ardente a Deus e ao próximo. Cultivou a oração com perseverança, sendo também com os seus sábios conselhos instrumento de paz e de concórdia para os seus concidadãos. Nutriu uma especial devoção por S. José, tendo fundado em sua honra um mosteiro em Moncalieri. Entrou na glória eterna no ano 1717 e foi beatificada no dia 25 de Abril de 1865 pelo Papa Pio IX.
Segundo os relatos dos Salesianos que se encontram no terreno, a situação continua em evolução. Muitas famílias perderam as suas casas, os seus bens e o acesso a condições básicas de segurança.
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou na tarde deste sábado o resumo da terceira sessão do Consistório, que se realiza a portas fechadas na Sala Paulo VI.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.