Beata Maria dos Anjos, virgem
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Turim no dia 7 de Janeiro de 1661. Entrou no convento das carmelitas descalças da sua cidade natal em 1675. Foi repetidas vezes superiora da comunidade e responsável pela formação das noviças, nas quais inculcou os ensinamentos de Santa Teresa. Nas suas contínuas noites do espírito deixou-nos inumeráveis exemplos de amor ardente a Deus e ao próximo. Cultivou a oração com perseverança, sendo também com os seus sábios conselhos instrumento de paz e de concórdia para os seus concidadãos. Nutriu uma especial devoção por S. José, tendo fundado em sua honra um mosteiro em Moncalieri. Entrou na glória eterna no ano 1717 e foi beatificada no dia 25 de Abril de 1865 pelo Papa Pio IX.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.
Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.
A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.