Memória: O. Carm. - Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Mântua (Itália) no dia 17 de Abril de 1447. Sendo ainda jovem, entrou para o Convento carmelita da Congregação de Mântua em Ferrara. Professou em 1464 e desempenhou diversas funções em diferentes conventos. Tendo exercido por seis vezes o cargo de Vigário Geral da sua Congregação, foi eleito Prior Geral da Ordem em 1513. Faleceu em Mântua no dia 20 de Março de 1516. Dotado de singulares virtudes, dedicou-se de corpo e alma à reforma da Igreja, que ardentemente amava. Grande humanista, é considerado um dos poetas latinos de maior relevo da sua época, sendo apelidado “o Virgílio cristão”. O seu culto foi aprovado por Leão XIII no dia 17 de Dezembro de 1885.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.
Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.
A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.