Calendário de eventos

Beata Maria da Encarnação, religiosa
Quinta-feira 18 abril 2002, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 94910
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Beata Maria da Encarnação, religiosa

Memória facultativa: O.C.D.

Nasceu em Paris no dia 1 de Fevereiro de 1566. Impedida de realizar a sua aspiração ao estado religioso, foi obrigada a casar-se aos dezasseis anos com Pierre Acarie. Mãe de sete filhos e esposa dedicada aos deveres familiares, santificou-se no meio das grandes dificuldades que atribularam o seu lar. Movida pela leitura das obras de S. Teresa, empenhou-se em introduzir em França o Carmelo Teresiano. Em 1603 conseguiu as devidas autorizações e construiu a primeira fundação para religiosas vindas de Espanha, entre as quais a Beata Ana de S. Bartolomeu e Ana de Jesus. Esta obra mereceu-lhe o título de «Mãe e Fundadora do Carmelo em França». Em 1614, um ano após a morte do seu marido, entrou também ela para o Carmelo de Amiens, onde se distinguiu pelo espírito de oração e no zelo pela propagação da fé. Morreu no Carmelo de Pontoise em 18 de Abril de 1618. Foi beatificada por Pio VI no dia 5 de Junho de 1791.

Liturgia do dia

  • Segunda-feira da semana XXII
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 1Cor 2, 1-5; Sl 118 (119), 97-98. 99-100. 101-102 Ev: Lc 4, 16-30

Notícias do Vaticano

  • Campinas/SP: encontro histórico da música litúrgica no Brasil com mons. Frisina

    O 1º Congresso Internacional de Coros Litúrgicos realizado na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora reuniu coros, regentes e formadores em torno de uma missão comum: preservar a tradição da Igreja, formar novas gerações e fazer da música um verdadeiro instrumento de oração.

    Leia tudo

     

  • Nepal: preocupações com a saúde aumentam após o terremoto

    O número de mortos já ultrapassa 900. Mas a situação é ainda mais agravada pela deterioração das condições de saneamento e higiene nas áreas afetadas. Aqueles que ficaram isolados precisam urgentemente de água potável para beber e tomar banho, enquanto canos danificados e a possível contaminação das fontes de água alimentam o temor de novos e graves problemas de saúde.

    Leia tudo

     

  • Timor e Cabo Verde choram o Frei Aventino Gusmão

    Frei Aventino Alves Gusmão de 41 anos de idade faleceu, de forma repentina, no sábado 29 de agosto de 2026, em Timor Leste, sua terra natal, vítima de um acidente de viação, soube a Ordem dos Frades Capuchinhos (OFMC) em Cabo Verde, país onde vivia este franciscano. A ordem reagiu logo à triste notícia chegada ao Arquipélago.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas