Beato Luís Rabatá, presbítero
Memória facultativa: O. Carm.
Nascido em Erice, perto de Trápani, na Sicília, em meados do séc. XV, entrou na Ordem do Carmo. Foi Prior do convento reformado de Randazzo, onde morreu em 1490, de uma ferida recebida na cabeça, causada por uma flecha, perdoando ao agressor, de quem não quis revelar o nome. Por isso, não pode ser venerado como mártir, mas apenas como confessor. O seu culto foi aprovado por Gregório XVI a 10 de Dezembro de 1841.
Os Filhos de Dom Bosco, presentes na nação da África Austral desde 2023, dedicam-se à formação da juventude, valorizando suas habilidades e talentos num contexto de transição econômica.
A um ano do furação Erin que, em agosto de 2025, devastou a ilha de São Vicente, Dom Ildo Fortes, recorda as vítimas e os estragos, agradece pela solidariedade manifestada de vários lados e apela as autoridades e responsáveis a completar, com urgência, o processo de reconstrução, sem deixar ninguém de fora. Evidencia também as lições a tirar do Erin: a fragilidade da vida e a força da união. E, em espírito evangélico, recorda que, mesmo na tempestade, Deus nunca abandona os seus filhos.