S. Pedro Tomás, Bispo
Festa: O. Carm. - Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em França, no Périgueux meridional, por volta de 1305. Entrou na Ordem Carmelita aos 20 anos. Tendo sido eleito em 1345 Procurador-Geral da Ordem junto da Cúria pontifícia em Avinhão e sido enviado como pregador apostólico, em 1354 foi nomeado bispo de Patti e Lipari. Transferido em 1359 para a sede de Corão (Moreia, Peleponeso) como Legado Pontifício para o Oriente, desempenhou as suas funções junto de Reis e Imperadores do tempo com o objectivo de consolidar a paz e promover a união com as Igrejas Orientais. Promovido a arcebispo de Creta em 1363, no ano seguinte foi nomeado Patriarca latino de Constantinopla. Os seus esforços em favor da unidade da Igreja fazem deste Santo uma figura ecuménica do séc. XIV. Morreu em Famagusta (Chipre) no dia 6 de Janeiro de 1366. O seu culto foi confirmado por Paulo V em 1609.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.
Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.
A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.