Santa Joaquina de Vedruna, religiosa,
Fundadora das Carmelitas da CaridadeMemória facultativa
Nasceu em Barcelona (Espanha) no dia 16 de Abril de 1783. Casou-se aos 16 anos com Teodoro de Mas e ficou viúva aos 33, com 9 filhos que educou cristãmente. Em 1826, movida por uma inspiração divina, fundou a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade. A sua obra difundiu-se rapidamente por toda a Catalunha e dedicava-se ao cuidado dos doentes e à educação cristã das crianças, especialmente dos pobres. A sua espiritualidade assenta, sobretudo, na contemplação do mistério da SS. Trindade, donde brotam algumas características pessoais: oração, mortificação, desapego, humildade e caridade. Morreu em Vich em 1854. Beatificada a 19 de Maio de 1940 por Pio XII, foi canonizada a 12 de Abril de 1959 por João XXIII.
Segundo os relatos dos Salesianos que se encontram no terreno, a situação continua em evolução. Muitas famílias perderam as suas casas, os seus bens e o acesso a condições básicas de segurança.
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou na tarde deste sábado o resumo da terceira sessão do Consistório, que se realiza a portas fechadas na Sala Paulo VI.
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.