Beata Ana de S. Bartolomeu, virgem
Memória: O.C.D.
Nasceu em Almendral (Ávila, Espanha) no dia 12 de Outubro de 1549. Entrou em 1570 para o primeiro convento de S. José de Ávila e foi a primeira religiosa conversa da reforma teresiana. Professou a 15 de Agosto de 1572 e foi muito estimada por S. Teresa, a ponto de a assistir nas viagens, nas doenças e na morte, em cujos braços a Santa morreu. Após a morte de S. Teresa, foi a alma da difusão do espírito e da obra teresiana em França (1604) e na Flandres (1612), na fidelidade ao carisma da reformadora e no zelo pelo bem da Igreja e pela salvação das almas. Morreu no mosteiro por ela fundado em Antuérpia (Anvers, Bélgica), no dia 7 de Junho 1626, festa da Santíssima Trindade. Foi beatificada a 6 de Maio de 1917 por Bento XV.
Não cessa a série de violências na nação da África Ocidental. Nos últimos três meses, nove pessoas foram assassinadas nas comunidades paroquiais de Kurmin Dangana, Estado de Kaduna e pelo menos 25 fiéis sequestrados com fins de resgate. Mas, a violência não afeta apenas os cristãos, como afirma o decano do Decanato de Gujeni e reitor do Seminário Menor de São Pedro, em Katari, Padre Augustine Ghado: "No nordeste do Estado a maioria é muçulmana; as ações terroristas não poupam ninguém".
Após a oração do Angelus, Leão XIV recordou que durante o mês maio, pela "corrente ininterrupta" do Rosário, a Igreja invocou a paz, confiando "os povos martirizados pela guerra" à intercessão de Maria. Rezou para que a Sabedoria divina ilumine a consciência das autoridades para a busca do fim dos conflitos.
"Hoje, porém, queridos irmãos e irmãs, é festa! A festa de Deus é a nossa festa", disse Leão XIV em sua alocução antes de rezar o Angelus. "Quem não acolhe este Espírito, envelhece cedo, na lamentação; encontra-se sozinho, nunca tem alegria no coração".