Calendário de eventos

B. Afonso Maria Mazurek, presbítero e mártir
Sexta-feira 12 junho 2015, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 70058
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

B. Afonso Maria Mazurek, presbítero e mártir

Memória facultativa: O.C.D.

Josef Mazurek nasceu em em Baranówka, perto de Lubartów (Polónia) no dia 1 de Março de 1891. Recebeu o hábito carmelita em 1908, em Wadowice. Fez a profissão solene em 1912 e foi ordenado presbítero no dia 16 de Julho de 1916. Trabalhou entre 1920 e 1930 no Seminário Menor dos Carmelitas Descalços de Wadowice como professor e formador dos rapazes. Passou os últimos catorze anos da sua vida no convento de Czerna, no qual foi prior, consagrando-se de alma e corpo ao serviço da comunidade. Atento e delicado nos vários serviços comunitários, assíduo no ministério da confissão, encorajava todos a terem uma terna e sólida devoção a Nossa Senhora. Reavivou a actividade apostólica na igreja conventual. Foi para todos exemplo de vida religiosa e de ministério sacerdotal, alimentados por uma contínua oração e radicados no amor a Jesus Cristo crucificado. No dia 28 de Agosto de 1944 foi detido pelos militares alemães e por eles fuzilado em Nawojowa Gora, perto de Krzeszowice, tendo o rosário apertado entre as mãos. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 13 de Junho de 1999, em Varsóvia, juntamente com mais outros 107 mártires polacos.

Liturgia do dia

  • DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM
    Verde – Ofício do domingo (Semana II do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical. L 1: Zc 9, 9-10; Sl 144 (145), 1-2. 8-9. 10-11. 13cd-14 L 2: Rm 8, 9. 11-13 Ev: Mt 11, 25-30 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Arquidiocese de Braga (Basílica do Bom Jesus) – Aniversário da Basílica do Bom Jesus – SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres – Aniversário da aprovação da Congregação (1955). * Nas Dioceses de Cabo Verde – Dia de oração e ação de graças; Ofertório para a Cadeira de S. Pedro. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Notícias do Vaticano

  • Papa: implorar piedade e não se acusar mutuamente nos conflitos

    Em uma carta ao bispo de Lodi, na Itália, assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, por ocasião do "27º Columbanus Day", o Papa ressalta que somente a piedade divina pode infundir nos corações sentimentos de autêntica solidariedade e “fazer com que os inimigos estendam a mão uns aos outros”. Ele lembra, além disso, a recente visita pastoral realizada na região de Lodi e a homenagem a Santa Francesca Saverio Cabrini.

    Leia tudo

     

  • Papa: que a Igreja nos EUA continue a servir e evangelizar a sociedade

    Em uma mensagem em vídeo para o encerramento da Peregrinação Eucarística Nacional, Leão XIV exorta a redescobrir a herança do dom da fé na história do seu país natal. Um patrimônio que reconhece o valor do passado, mas também olha para o futuro, como “fonte de renovação e de unidade”.

    Leia tudo

     

  • Papa se transfere hoje à tarde a Castel Gandolfo para a pausa de verão

    A Prefeitura da Casa Pontifícia informa que, a partir da tarde deste domingo, 5 de julho, o Pontífice se transfere para o município do Lazio até 27 de julho. As Audiências Gerais, privadas e especiais ficam suspensas. Já o Angelus com Leão XIV será recitado direto da Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas