Beata Joana Scopelli, virgem
Memória facultativa: O. Carm.
Nasceu em 1428 em Reggio Emilia (Itália) e ainda na casa paterna, tomou o hábito carmelita, vivendo como “mantellata”. Tendo obtido uma Igreja na sua cidade natal, aí fundou um mosteiro em 1485, no qual reuniu em pouco tempo um bom número de religiosas, exercendo o ofício de Priora. Dotada por Deus com carismas extraordinários, distinguiu-se por uma profunda piedade mariana e por um intenso espírito de penitência. Morreu em 1491. O seu culto foi aprovado por Clemente XIV a 24 de Agosto de 1771.
O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, considerou esta quinta-feira (16/07), que a devolução de parte dos terrenos ocupados ilegalmente durante as manifestações pós-eleitorais, representa um acto de justiça. O Governador de Nampula, Eduardo Abdula, afirma que o Governo respeita as decisões dos tribunais e espera que as famílias afetadas encontrem soluções de reassentamento.
Na África do Sul, onde quase metade dos jovens entre os 15 e os 34 anos está desempregada, ter uma formação profissional prática pode fazer a diferença entre a dependência e a dignidade, entre o desespero e a esperança.
Sacerdotes provenientes das dioceses de todo o país participaram de um retiro centrado na formação, na oração e na comunhão fraterna, organizado pelo Escritório Pastoral Sacerdotal Nacional, encerrado esta quinta-feira. A mensagem do prefeito do Dicastério para o Clero, que transmitiu a proximidade do Papa