Beata Maria Pilar, Teresa e Maria Ángeles,
virgens e mártires
Memória facultativa
Maria Pilar de S. Francisco de Borja (nascida em Tarazona, Espanha, no dia 30 de Dezembro de 1877), Teresa do Menino Jesus e de S. João da Cruz (nascida em Mochales no dia 5 de Março de 1909) e Maria Ángeles de S. José (nascida em Getafe no dia 6 de Março de 1905), carmelitas descalças do mosteiro de S. José de Guadalajara (Espanha), sofreram o martírio no dia 24 de Julho de 1936, depois de terem confessado a sua fé em Cristo Rei e de terem oferecido as suas vidas pela Igreja. São as primícias dos inumeráveis mártires da guerra civil espanhola de 1936-1939. Foram beatificadas por João Paulo II no dia 29 de Março de 1987.
Não cessa a série de violências na nação da África Ocidental. Nos últimos três meses, nove pessoas foram assassinadas nas comunidades paroquiais de Kurmin Dangana, Estado de Kaduna e pelo menos 25 fiéis sequestrados com fins de resgate. Mas, a violência não afeta apenas os cristãos, como afirma o decano do Decanato de Gujeni e reitor do Seminário Menor de São Pedro, em Katari, Padre Augustine Ghado: "No nordeste do Estado a maioria é muçulmana; as ações terroristas não poupam ninguém".
Após a oração do Angelus, Leão XIV recordou que durante o mês maio, pela "corrente ininterrupta" do Rosário, a Igreja invocou a paz, confiando "os povos martirizados pela guerra" à intercessão de Maria. Rezou para que a Sabedoria divina ilumine a consciência das autoridades para a busca do fim dos conflitos.
"Hoje, porém, queridos irmãos e irmãs, é festa! A festa de Deus é a nossa festa", disse Leão XIV em sua alocução antes de rezar o Angelus. "Quem não acolhe este Espírito, envelhece cedo, na lamentação; encontra-se sozinho, nunca tem alegria no coração".