Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Memória facultativa
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entro ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, em fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros, perdoando e sendo amável com os seus próprios algozes. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.
Um dos aspectos mais dramáticos da situação é o chamado "confinamento forçado". Em muitas áreas rurais, comunidades inteiras são impedidas de deixar suas aldeias devido à presença de grupos armados que controlam estradas, acessos e recursos. Isso significa que as pessoas não apenas são deslocadas, mas, em alguns casos, também ficam "presas" em seus territórios, privadas de liberdade de movimento, acesso a alimentos, cuidados médicos e educação
Em 15 de julho, as igrejas na Ucrânia celebram opPríncipe de Kyiv, figura central na história do país. A mesma data também comemora o Batismo da Rus' de Kyiv em 988, um evento que marcou a conversão do Estado medieval ao cristianismo e influenciou profundamente sua identidade religiosa, cultural e política. Para Dmytro Hordienko, medievalista ucraniano, tratou-se de uma escolha para o desenvolvimento da Rus' nos séculos seguintes.