Beato Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Vinebre (Catalunha, Espanha) em 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apóstolo das crianças na catequese, inspirador de movimentos seculares de espírito evangélico, director de almas, sentiu irresistivelmente o atractivo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de oração e filha da Igreja. À luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, Instituto religioso feminino cujos membros têm como objectivo a formação da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apóstolo dos novos tempos com a pregação e com a pena, após um duro calvário de provas e sofrimentos, morreu em Gilet (Valência, Espanha) no dia 27 de Janeiro de 1896. Foi beatificado a 14 de Outubro de 1979 e canonizado em Madrid no dia 16 de Junho de 1993 por João Paulo II.
O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, em seu pronunciamento durante o Consistório Extraordinário dos Cardeais, exorta a superar o conceito de "guerra justa", detém-se sobre o que aconteceu no Oriente Médio e na Ucrânia, e fala sobre as contradições da Europa, que condena ou apoia determinado país dependendo das conveniências. Em seguida, o cardeal convida a não ceder à cultura do poder e a alimentar a cultura alternativa da fraternidade e do bem comum.
Na República Dominicana, muitas mulheres imigrantes irregulares do Haiti preferem dar à luz em locais insalubres e sem assistência, por medo de serem descobertas e deportadas. Dom Pierre-André Dumas, vice-Presidente da Conferência Episcopal Haitiana, expressa seu pesar: "Trata-se de uma situação que ultrapassa a sensibilidade humana. Esta é uma grave ferida na dignidade. Ninguém deveria ser privado de cuidados médicos".
A urgência pastoral não é amplificar a voz do profeta da destruição, mas recuperar a voz do profeta que aponta para o Salvador. "Convertei-vos e crede no Evangelho" só faz sentido quando quem ouve esse chamado já foi tocado por uma experiência prévia de ser amado.