Beata Maria Sacrário de São Luís de Gonzaga,
virgem e mártir
Elvira Moragas Cantarero nasceu em Lillo, Toledo (Espanha) no dia 8 de Janeiro de 1881. Ingressou em Farmácia, sendo uma das primeiras mulheres a obter o grau de farmacêutica em Espanha. Em 1915 entrou no Carmelo de Santa Ana e São José de Madrid. Pelo seu espírito de oração e pelo seu amor à Eucaristia encarnou perfeitamente o ideal contemplativo e eclesial do Carmelo Teresiano. Foi Priora da sua comunidade e sofreu o martírio, graça tão desejada por ela, com toda a integridade da fé e o ardor do seu amor a Cristo, na manhã do dia 15 de Agosto de 1936. Foi beatificada a 10 de Maio de 1998 por João Paulo II.
Não cessa a série de violências na nação da África Ocidental. Nos últimos três meses, nove pessoas foram assassinadas nas comunidades paroquiais de Kurmin Dangana, Estado de Kaduna e pelo menos 25 fiéis sequestrados com fins de resgate. Mas, a violência não afeta apenas os cristãos, como afirma o decano do Decanato de Gujeni e reitor do Seminário Menor de São Pedro, em Katari, Padre Augustine Ghado: "No nordeste do Estado a maioria é muçulmana; as ações terroristas não poupam ninguém".
Após a oração do Angelus, Leão XIV recordou que durante o mês maio, pela "corrente ininterrupta" do Rosário, a Igreja invocou a paz, confiando "os povos martirizados pela guerra" à intercessão de Maria. Rezou para que a Sabedoria divina ilumine a consciência das autoridades para a busca do fim dos conflitos.
"Hoje, porém, queridos irmãos e irmãs, é festa! A festa de Deus é a nossa festa", disse Leão XIV em sua alocução antes de rezar o Angelus. "Quem não acolhe este Espírito, envelhece cedo, na lamentação; encontra-se sozinho, nunca tem alegria no coração".