Beata Maria de Jesus Crucificado, virgem
Memória facultativa
Miriam Baouardy, descendente de uma família de rito greco-melquita católico, nasceu em Abellin (Galileia, Israel) em 1846. Em 1867 ingressou no mosteiro das Carmelitas Descalças de Pau (França), e emitiu a profissão em Mangalore, na Índia, para onde tinha ido em 1870 como co-fundadora do Carmelo. Regressou a França em 1872 e em 1875 foi transferida para a Terra Santa, tendo erigido um Carmelo em Belém e projectado outro em Nazaré. Insigne pelos dons sobrenaturais com que foi enriquecida, distinguiu-se particularmente pela humildade e sobressaiu por uma devoção extraordinária ao Espírito Santo. Dedicou um profundo amor à Igreja e ao Romano Pontífice. Morreu em Belém no dia 26 de Agosto de 1878 e foi beatificada por João Paulo II a 13 de Novembro de 1983.
Leão XIV visitou nesta quarta-feira (10/06) o Centro Prisional Brians 1, em Barcelona. Em sua saudação aos detentos, o Papa recordou que nenhuma pessoa perde a sua dignidade aos olhos de Deus e encorajou os presentes a não permitirem que os erros do passado definam o seu futuro.
Leão XIV continua sua visita na Espanha. Depois de mais de três dias em Madri, iniciou seu encontro com a Igreja de Barcelona, onde Antônio Gaudí, que neste 10 de junho completa 100 anos da sua morte. Uma data em que será abençoada a Torre de Jesus Cristo, a mais alta do templo da Sagrada Família e do mundo.