Calendário de eventos

Quinta-feira 20 março 2025

Liturgia do dia

  • Quarta-feira da semana XXII
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 1Cor 3, 1-9; Sl 32 (33), 12-13. 14-15. 20-21 Ev: Lc 4, 38-44 * Na Arquidiocese de Évora – Aniversário da entrada solene e tomada de posse de D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho. * No Patriarcado de Lisboa – Aniversário da tomada de posse de D. Rui Manuel Sousa Valério, Patriarca. * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Apolinário de Posat, presbítero e mártir, da I Ordem – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – S. Salomão Leclercq e BB. Rogério e 2 companheiros, religiosos mártires – MF * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Bb. Luís José Francisco, João Henrique Gruyer e Pedro Renato Rogue, presbíteros e mártires – MO * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – Bb. Francisco Luís Hebert e companheiros, mártires – MO * Na Companhia de Jesus – Beatos Tiago Bonnaud, presbítero, e companheiros; José Imbert e João Nicolau Cordier, presbíteros; Tomás Sitjar, presbítero, e companheiros; João Fausti, presbítero, e companheiros, mártires – MF

Notícias do Vaticano

  • O cuidado com a Criação é uma questão teológica

    A Comissão Teológica Internacional publica o documento “Cuidar da nossa Casa comum”, que convida a uma “resposta responsável e fraterna ao Deus trinitário”. A questão ecológica é uma questão teológica: a maneira como cuidamos da Criação revela e molda a relação com Deus. A deterioração do meio ambiente é alarmante; é necessária uma ação urgente em prol da sustentabilidade do planeta. Tudo está interligado: ouvir o clamor da Terra e dos pobres

    Leia tudo

     

  • Santa Sé: não à "lógica do medo" imposta pela retórica nuclear

    Por meio de duas declarações, a Missão de Observação Permanente da Santa Sé na ONU pede a aplicação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares: suas consequências duradouras nos lembram que por trás de "doutrinas, arsenais e considerações de vantagem estratégica" estão pessoas cuja dignidade "nunca pode ser subordinada a interesses militares ou políticos".

    Leia tudo

     

  • Papa aos fiéis de língua portuguesa: nada escapa ao cuidado pastoral da Igreja

    "Saibam que nenhuma das suas legítimas aspirações escapa à atenção e ao cuidado pastoral da Igreja que, como Corpo de Cristo, possui um coração que os acompanha com ternura e compaixão", disse Leão XIV aos peregrinos do Brasil e Portugal presentes na Praça São Pedro para a Audiência Geral. Proximidade também manifestada a representantes da KAICIID, que procura promover o diálogo inter-religioso através de projetos, como a Plataforma Inter-religiosa para o Diálogo e a Cooperação no Mundo Árabe.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas