A caminho da Festa / Solenidade de Santa Teresa de Jesus - II

A CAMINHO DA FESTA / SOLENIDADE DE SANTA TERESA DE JESUS - II

 

 alt


Mistérios Dolorosos  (rezados às terças e sextas-feiras)  

 

 

1º Mistério – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.


“Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja a minha vontade mas a tua.” (Lc 22, 42).


“Ó Sabedoria Eterna! Entre Vós e o Pai isto bastava, e, assim o pedistes no Horto mostrando Vossa Vontade e temor, mas entregando-vos à vontade do Pai. Quanto a nós, Senhor, sabeis que não estamos tão entregues à Vontade de Vosso Pai.” (Santa Teresa de Jesus, C 30, 1).


1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai...

 

2º Mistério – A flagelação de Jesus.


“Os homens que vigiavam Jesus escarneciam dele e o espancavam. Cobriam o seu rosto e diziam-lhe: «Profetiza! Quem é que te bateu?»” (Lc 22, 63).


“Vede-O atado à coluna, cheio de dores, com a carne toda feita em pedaços pelo muito que vos ama.” (Santa Teresa de Jesus, V 26, 5).


1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai...

 

3º Mistério – Jesus é coroado de espinhos.


“Vestiram Jesus com um manto de púrpura e puseram-lhe uma coroa de espinhos.” (Mc 15, 17).


“Representou-me Nosso Senhor Jesus Cristo como de costume e estando a contemplá-lo, vi que na cabeça, no lugar da cora de espinhos, estava uma coroa de grande esplendor, no lugar onde fizeram a chaga. Consolei-me muito e comecei a pensar que grande tormento deveria ser para ter feito tantas feridas e senti tanta pena. Disse-me o Senhor para não chorar por aquelas feridas, mas pelas muitas que agora Lhe faziam.” (Santa Teresa de Jesus, R 9).


1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai...

 

4º Mistério – Jesus a caminho do Calvário com a cruz.


“Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário, em hebraico: Gólgota.” (Jo 19, 17).


“Contemplai o Senhor carregando a cruz, sem que O deixassem recobrar o fôlego. Ele porá em vós os seus olhos formosos e piedosos, cheios de lágrimas, esquecendo-se das suas dores para consolar as vossas, só porque ides consolar-vos com Ele e voltais a cabeça para fitá-lo.” (Santa Teresa de Jesus, C 26,5).


1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai...

 

5º Mistério – A crucifixão e morte de Jesus.


“Quando chegaram ao lugar chamado calvário, ali crucificaram Jesus com dois malfeitores: um à sua direita e outro à esquerda. Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!»”. (Lc 23, 33-34).


“Quem agora não quer fazer um pouquinho de esforço até recolher-se e olhar dentro de si esse Senhor, de modo algum se poria ao pé da cruz como Madalena, tendo a morte diante de si. O que deveriam passar a gloriosa Virgem e esta santa mulher!” (Santa Teresa de Jesus, C 26, 8).


1 Pai nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai...