II Domingo da Páscoa - Ano B

 2º DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B - Jo 20, 19-31)

15 de Abril de 2012

 Image

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-31)

19 Ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». 20 Dito isto mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21 E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como Pai me enviou, também Eu vos envio a vós». 22 Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos».

24 Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos os Senhor!». Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu lado, não acredito».

26 Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!». 27 Depois disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel!». 28 Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». 29 Disse-lhe Jesus: «Porque me viste acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!».

30 Muitos outros sinais miraculosos realizou ainda Jesus, na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo, tenhais a vida nele.

 

Chave de leitura

Estamos no denominado “livro da ressurreição” onde são narrados, sem uma continuidade lógica, diversos episódios que se referem a Cristo Ressuscitado, e os acontecimentos que o comprovam. Estes acontecimentos estão colocados no IV Evangelho, na manhã (Jo 20, 1-18) e na tarde do primeiro dia depois do sábado e oito dias depois, no mesmo lugar e dia da semana. Encontramo-nos perante o acontecimento mais importante da História da Humanidade, um acontecimento que nos interpela pessoalmente: “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã é também a nossa fé... e vós estais ainda nos vossos pecados” (1Cor 15, 14.17) diz o apóstolo Paulo, que não conhecera Jesus antes da Ressurreição, mas que o anunciava com toda a sua vida, cheio de zelo. Jesus é o enviado do Pai. Também Ele nos envia. A disponibilidade para “ir” provém da profundidade da fé que temos no Ressuscitado. Estamos preparados para aceitar o seu “mandato” e dar a vida pelo seu Reino? Esta passagem não se refere só àqueles que não viram (testemunho de Tomé) mas também à missão confiada por Cristo à Igreja.

 

Algumas perguntas para ajudar a meditação

Quem ou que coisa suscitou o meu interesse e maravilha na leitura que fiz? É possível que haja alguns que professem serem cristãos mas não acreditam na Ressurreição de Jesus? É assim tão importante acreditar? Que muda se nos ficarmos unicamente com o seu ensinamento e o seu testemunho de vida? Que significado tem para mim o dom do Espírito para a missão? Como continua, depois da Ressurreição, a missão de Jesus no mundo? Qual é o conteúdo do anúncio missionário? Que valor tem para mim o testemunho de Tomé? Quais são, se as tenho, as dúvidas de fé? Como as enfrento e supero? Sei expressar as razões da minha fé?

 

Comentário 

Ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana: os discípulos estão a viver um dia extraordinário. O dia seguinte ao sábado, no momento em que é escrito o IV Evangelho, é já para a comunidade “o dia do Senhor” (Ap 1, 10) e tem mais importância do que a tradição do sábado para os Judeus.

 

Estando fechadas as portas: uma anotação para indicar que o corpo de Cristo Ressuscitado, ainda que sendo reconhecível, não está sujeito às leis ordinárias da vida humana.

A paz esteja convosco: não é um desejo, mas a paz que havia prometido quando estavam aflitos por causa da sua partida (Jo 14, 27; 2Tes 3, 16; Rom 5, 3), a paz messiânica, o cumprimento das promessas de Deus, a libertação de todo o medo, a vitória sobre o pecado e a morte, a reconciliação com Deus, fruto da sua paixão, dom gratuito de Deus. Esta expressão é repetida três vezes nesta passagem, como também a introdução (Jo 20, 19) é repetida mais adiante (Jo 20, 26) de modo idêntico.

 

Mostrou-lhes as mãos e o lado: Jesus reforça as provas evidentes e tangíveis que é Ele que foi crucificado. Só João recorda especialmente a ferida do peito produzida pela lança de um soldado romano, enquanto Lucas tem em conta as feridas dos pés (Lc 24, 39). Ao mostrar as feridas quer tornar evidente que a paz que Ele dá vem da cruz (2Tim 2, 1-13). Fazem parte da sua identidade de Ressuscitado (Ap 5, 6).

Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor: é o mesmo gozo que expressa o profeta Isaías ao descrever o banquete divino (Is 25, 8-9), o gozo escatológico, que tinha anunciado nos discursos de despedida, gozo que ninguém jamais poderá arrebatar (Jo 16, 22; 20; 27: Lc 24, 39-40.41; Mt 28, 8).

 

Assim como Pai me enviou, também Eu vos envio a vós: Jesus é o primeiro missionário, o “apóstolo e o sumo sacerdote da fé que professamos” (Ap 3, 1). Depois da experiência da cruz e da Ressurreição actualiza-se a oração de Jesus ao Pai (Jo 13, 20; 17, 18; 21, 15, 17). Não se trata de uma nova missão mas da mesma missão de Jesus que se estende a todos os que são seus discípulos, unidos a Ele como o sarmento à vide (Jo 15, 9), como também à sua Igreja (Mt 28, 18-20; Mc 16, 15-18; Lc 24, 47-49). O Filho eterno de Deus foi enviado para que “o mundo se salve por seu intermédio” (Jo 3, 17) e toda a sua existência terrena, de plena identificação com a vontade salvífica do Pai, é uma constante manifestação daquela vontade divina de que todos se salvem. Este projecto histórico deixa-o como mote e herança a toda a Igreja e de modo particular, dentro dela, aos ministros ordenados.

Soprou sobre eles: o gesto recorda o sopro de Deus que dá a vida ao homem (Gn 2, 7); não se encontra outro no Novo Testamento. Marca o princípio de uma nova criação.

 

Recebei o Espírito Santo: depois da glorificação de Jesus vem o Espírito Santo (Jo 7, 39). Aqui trata-se da transmissão do Espírito para uma missão particular, enquanto o Pentecostes é a descida do Espírito Santo sobre todo o povo de Deus.

Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos: o poder de perdoar ou não perdoar os pecados encontra-se também em Mateus de forma mais jurídica (Mt 16, 19; 18, 18). É Deus quem tem o poder de perdoar os pecados, segundo os escribas e fariseus (Mc 2, 7), como segundo a tradição (Is 43, 25). Jesus tem este poder (Lc 5, 24) e transmite-o à Igreja. Na meditação, convém não projectar sobre este texto o desenvolvimento teológico da tradição eclesial e as controvérsias teológicas que se seguiram. No IV Evangelho a expressão pode ser considerada de um modo amplo. Indica-se o poder de perdoar os pecados na Igreja como comunidade de salvação, de que estão especialmente dotados aqueles que participam por sucessão e missão do carisma apostólico. Neste poder geral está também incluído o poder de perdoar os pecados depois do baptismo, o que nós chamamos “sacramento da reconciliação” expresso de diversas formas no decurso da história da Igreja.

 

Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo: Tomé é um dos protagonistas do IV Evangelho, onde se põe em evidência o seu carácter duvidoso e inclinado ao desânimo (Jo 11, 16; 14, 5). “Um dos doze” é já uma frase feita (Jo 6, 71), porque na realidade eram onze. Nós podemos ser “gémeos” com ele por causa da dificuldade em acreditar em Jesus, Filho de Deus, morto e ressuscitado. Vimos o Senhor: já antes André, João e Filipe, tendo encontrado o Messias, correram a anunciar aos outros (Jo 1, 41-45). Agora é o anúncio oficial por parte das testemunhas oculares (Jo 20, 18).

Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu lado, não acredito: Tomé não consegue crer através das testemunhas oculares. Quer fazer a sua experiência. O evangelho é consciente da dificuldade de qualquer um em acreditar na Ressurreição (Lc 24, 34-40; Mc 16, 11; 1Cor 15, 5-8), especialmente os que não viram o Senhor. Tomé é o seu (nosso) intérprete. Ele está disposto a acreditar, mas quer resolver pessoalmente toda a dúvida, por medo de errar. Jesus não vê em Tomé um céptico indiferente, mas um homem que procura a verdade e satisfá-lo plenamente. É portanto a ocasião para lançar uma apreciação para os futuros crentes (versículo 29).

 

Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel: Jesus repete as palavras de Tomé, entra em diálogo com ele, entende as suas dúvidas e quer ajudá-lo. Jesus sabe que é amado por Tomé e tem compaixão, porque todavia não goza da paz que vem da fé. Ajuda-o a progredir na fé.

Meu Senhor e meu Deus: é a profissão de fé no Ressuscitado e na sua divindade como é também proclamado no começo do evangelho de João (Jo 1, 1). No Antigo Testamento “Senhor” e “Deus” correspondem respectivamente a “Jahvé” e a “Eloim” (Sal 35, 23-24; Ap 4, 11). É a profissão da fé pascal na divindade de Jesus mais explícita e directa. No ambiente judaico adquiria maior valor, enquanto que se aplicavam a Jesus textos que se referem a Deus. Jesus não corrige as palavras de Tomé, como corrigiu as dos judeus que o acusavam de querer fazer-se “igual a Deus” (Jo 5, 18ss), aprovando assim o reconhecimento da sua divindade.

 

Porque me viste acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto: Jesus não suporta os que estão em busca de sinais e prodígios para acreditar (Jo 4, 48) e parece reprovar Tomé. Encontramos aqui uma passagem para uma fé mais autêntica, um “caminho de perfeição” para uma fé a que se deve chegar também sem as pretensões de Tomé, a fé aceite como dom e acto de confiança. Como a fé exemplar dos nossos pais (Ap 11) e como a de Maria (Lc 1, 45). A nós, que estamos a mais de dois mil anos de distância da vinda de Jesus, é-nos dito que, ainda que não o tenhamos visto, podemos amá-lo e acreditando n'Ele podemos exultar de um “gozo indizível e glorioso” (1Pe 1, 8). 

Estes (sinais), porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo, tenhais a vida nele: o IV Evangelho, como os outros, não tem a finalidade de escrever a vida completa de Jesus, mas somente demonstrar que Jesus era o Cristo, o Messias esperado, o Libertador e que era Filho de Deus. Acreditando n'Ele temos a vida eterna. Se Jesus não é Deus é vã a nossa fé!

 

Oração final

Dou-te graças, Jesus, meu Senhor, que me amaste e chamaste, e me tornaste digno de ser teu discípulo, que me deste o Espírito, o mandato de anunciar e testemunhar a tua ressurreição, a misericórdia do Pai, a salvação e o perdão para todos os homens e mulheres do mundo. Verdadeiramente Tu és o caminho, a verdade e a vida, aurora sem ocaso, sol de justiça e de paz. Faz que permaneça no teu amor, unido como o sarmento à vide, dá-me a tua paz, de modo que possa superar as minhas debilidades, enfrentar as minhas dúvidas, responder ao teu chamamento e viver plenamente a missão que me confiaste, louvando-te para sempre. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amen.