D. Filippo Iannone, carmelita, nomeado pelo Papa Leão XIV como seu sucessor no Dicastério para os Bispos
Dom Fillipo Iannone, O.Carm., até agora Prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, foi nomeado pelo Papa Leão XIV, na passada sexta-feira passada, dia 26 de setembro, Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina (CAL), sucedendo assim ao Sumo Pontífice em ambos os cargos que este, enquanto Cardeal Robert Prevost, ocupava antes da sua eleição papal.
Dom Filippo, atualmente com 67 anos, nasceu em Nápoles, Itália, em 13 de dezembro de 1957. Aí ingressou na Ordem Carmelita, em 1 de agosto de 1976, tendo feito o noviciado em San Martino ai Monti, em Roma, e professado em 1 de outubro de 1977. Emitiu a profissão solene em 15 de outubro de 1980, tendo sido ordenado sacerdote em 26 de junho de 1982. Frequentou a Pontifícia Universidade Lateranense, onde obteve o Doutoramento in utroque iure.
Nomeado Bispo Auxiliar de Nápoles por S. João Paulo II, em 2001, foi ordenado bispo a 26 de maio de 2001. Permaneceu em Nápoles até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI como Bispo de Sora-Cassino-Aquino-Pontecorvo. Em 2012, foi designado como Vice-gerente para a Diocese de Roma, elevando-o a arcebispo, permanecendo nesta função até 2017, quando o Papa Francisco o nomeou Secretário adjunto do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. Tornou-se presidente do mesmo organismo em 7 de abril de 2018.
Religioso carmelita, jurista e canonista, D. Filippo Iannone possui uma vasta experiência em tribunais, universidades pontifícias e na vida diocesana. Ocupou diversos cargos em Roma, incluindo o de membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, consultor da então Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, membro do Conselho para os Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Presidente da Comissão para os Edifícios Religiosos e membro da Conferência Episcopal do Lácio.
D. Fillipo tomará posse da sua função em 15 de outubro. A ele felicitamos e desejamos o melhor êxito na sua nova missão. O Senhor o cumule de uma nova efusão do seu Espírito, o enriqueça abundantemente com a sua sabedoria e discernimento e que Maria, sob cuja proteção ele colocou a sua vida em obséquio de Jesus Cristo e ao serviço da Igreja, seja sempre a estrela que o guia.