Carta dos Priores Gerais O. Carm. e O.C.D.

  

Roma, 1 de Setembro de 2014

 

Aos:

Provinciais,
Outros superiores,
Madres federais,
Prioras dos mosteiros,
Madres Gerais das Congregações afiliadas,
Responsáveis das TOC, das OCDS e de outros grupos laicais Carmelitas.

Saudações desde Roma!

Conscientes do nosso património comum e da espiritualidade que compartilhamos, as nossas Ordens, O. Carm. e O.C.D., têm vindo a desenvolver, como sabeis, vários projectos comuns nas últimas décadas. Por isso, queremos agora convidar-vos a colaborar no projecto de restauração e manutenção do que resta do primeiro mosteiro carmelita no Monte Carmelo.

Nas reuniões que tivemos em Junho passado em Roma, tanto o Conselho Geral da Ordem dos Carmelitas como o Definitório Geral dos Carmelitas Descalços decidiram fazer uma colecta extraordinária nas respectivas comunidades, a fim de apoiar a restauração e conservação das ruínas do primeiro mosteiro carmelita de Wadi es-Siah no Monte Carmelo, em Israel. Desde a restauração levada a cabo nos anos 70, tanto o que resta do primeiro mosteiro, como o formoso ambiente natural que o rodeia foram caindo numa progressiva degradação. São necessários alguns trabalhos de conservação da estrutura, protecção do lugar e arranjo do acesso para os peregrinos que chegam ao Monte Carmelo para orar e meditar no lugar onde moraram os primitivos eremitas, junto à Fonte de Elias. Logicamente, este trabalho será levado a cabo em coordenação com as autoridades da cidade de Haifa.

Como parte das celebrações do VIII Centenário de Santo Alberto de Jerusalém, nosso Legislador, Sua Beatitude Fouad Twal, Patriarca de Jerusalém, presidirá à Eucaristia que será celebrada em 12 de Outubro aqui em Roma, juntamente com o Pe. Fernando Millán Romeral, O. Carm., Prior Geral, e o Pe. Saverio Cannistrà, O.C.D., Superior Geral. Gostaríamos de convidar todas as nossas paróquias, santuários, centros de espiritualidade, mosteiros, convento, escolas, assim como outras instituições e casas nossas, a unirem-se a esta importante celebração, realizando nesse Domingo, 12 de Outubro, uma colecta para ajuda dos gastos da referida restauração. Desejamos que seja uma ocasião para valorizar as nossas origens e fortalecer os laços que unem a grande Família Carmelita em todo o mundo.

Podereis encontrar mais informação acerca de Wadi es-Siah e as ruínas do primeiro mosteiro em www.wadi.info

Que a nossa Mãe do Carmelo, a “Domina loci”, nos ilumine e nos guie neste formoso projecto.

Fraternalmente no Carmelo, 

Pe. Fernando Millán Romeral, O. Carm.                                Pe. Saverio Cannistrà, O.C.D.
          Prior Geral                                                                       Superior Geral

 

P.S. Para os que pretendem colaborar com alguma contribuição para o “Projecto Wadi”, pedimos que a enviem para a nossa conta bancária:

Banca Popolare di Sondrio. Código IBAN: IT58 R056 9603 2000 0000 3147 X53
BIC-SWIFT: POSOIT 22, especificando no objecto o motivo: “Projecto WADI”.