Apresentação da “nova” "Casa São Nuno", em Fátima

Image

No dia 14 de Novembro - memória de todos os santos carmelitas - teve lugar, em Fátima, a solene apresentação da “nova” Casa de São Nuno, seguindo a lógica mudança de nome, após a canonização de D. Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, e as obras de renovação e remodelação empreendidas nos últimos dois anos.

Todos os quartos foram renovados e criaram-se novas salas de conferências. A todas as salas da Casa, incluindo os restaurantes, foram dados nomes de figuras e lugares carmelitas.

Também a decoração foi modernizada e a casa equipada com as modernas tecnologias da informação e outras ferramentas para conferências e reuniões, assim como estruturas de para preservação do ambiente.

O programa desenrolou-se com a Oração de Vésperas, presidida pelo Bispo Leiria-Fátima, D. António Marto.

Posteriormente, realizou-se uma sessão solene com a projecção de um PowerPoint com a história da casa e as melhorias feitas.

A seguir tomou a palavra, entre outros, o Senhor Bispo de Leiria-Fátima, o presidente da Câmara de Ourém, o Reitor do Santuário de Fátima, o representante do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, o Presidente da região de Turismo de Leiria-Fátima e o Comissário-Geral de Portugal, P. Agostinho Castro, O. Carm.

Encerrou o evento o Prior Geral, P. Fernando Millán, O. Carm., que sublinhou a dimensão internacional desta casa, cuja Primeira Pedra foi abençoada por Kilian Lynch, ao tempo (1955) Prior Geral da Ordem.

 ImageImage

Da mesma forma, o Prior Geral sublinhou a importância da casa para os Carmelitas Leigos. CITOC nasceu precisamente aqui, já que a Casa era inicialmente destinada a Centro de Informações para a Ordem Terceira do Carmo.

Seguiu-se um jantar oferecido pela Casa.

Além das personalidades citadas, estiveram presentes muitos confrades do Comissariado, o Provincial dos Carmelitas OCD, diversas autoridades religiosas e civis, algumas agências ligadas às peregrinações, assim como as entidades empresariais que concretizaram a remodelação.

Foi um dia de grande festa em que ficou bem sublinhada a importância da figura de São Nuno de Santa Maria e a presença dos Carmelitas em Fátima.

 ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage