A Primavera que nos espera

 

Todos os anos, por esta altura, os dias começam a crescer; os rebentos das árvores fazem-se ver; os jardins povoam-se de novas flores, de muitas cores e aromas; há animais que regressam após hibernação; o sol começa a cativar-nos a sair à rua com maior frequência; a nossa belíssima costa atlântica começa a arrebitar com gente a passear-se à beira-mar. E, para nós católicos, esta estação estende a passadeira vermelha às festas pascais.

Desta vez, em 2020, os pássaros mal cantam, ou melhor, somos nós que os não escutamos tanto desde as janelas das nossas casas. As noites e os dias, as horas e os minutos já nos puseram em “fora de jogo”, tais as mudanças, as desmarcações e a recalendarização constante a que estamos sujeitos.

As montanhas, as colinas e as praias estarão resplandecentes e à nossa espera, sem perceber por que lhes virámos as costas.

Justificamo-nos que estamos num Inverno prolongado, dramático e sem precedentes. Mas esta é apenas a nossa versão humana.

Para a natureza não é assim. A Primavera já chegou e foi antecedida por inesperados “presentes” que não programámos oferecer-lhe.

Atrevo-me a dar alguns exemplos: a poluição diminuiu e de que maneira, tal como baixou drasticamente o ruído e a contaminação causada pelas motos, automóveis e aviões; algumas espécies animais tiveram mais liberdade de movimentos e voltaram a passear-se em lugares que antes eram seu “habitat”; outras espécies que corriam aceleradamente para a sua extinção receberam um “bónus” inesperado de vida; há rios e mares que ganham novo brilho nas suas águas; o “arrefecimento” global das últimas semanas está a devolver a esperança aos glaciares. Bom, são apenas pequeninos-grandes sinais de vida nova.

Há quem aproveite esta ocasião para nos sacudir a consciência ou provocar novas reflexões e acções. Partilho algumas mais:

Já que a mudança dos nossos comportamentos ecológicos estava a milhas de dar sinais de efectiva colaboração; já que depois da última fortíssima crise económico-financeira mundial voltámos à loucura dos erros passados que nos meteram nessa austera alhada e reféns da sra. troika; já que as bolsas de valores mandavam mais do que as nossas vidas e os valores que herdámos dos nossos antepassados; já que os gritos de "basta já" de tantos ambientalistas, cientistas, “Greta’s” e outros jovens privados de um presente com futuro não foi suficientemente tido em conta; já que os danos causados pelos fogos em Portugal, na Amazónia e na Austrália foram rapidamente arquivados pelos “mass media” e seus capatazes; já que explorámos desumanamente tantos recursos comuns e virámos as costas, pela calada da noite, depois de sugarmos a sua última dádiva; já que… atreve-te a acrescentar mais alguma(s).

Até que entrou em cena este coronavírus para nos meter em ordem! Chegou sem referendo prévio nem debate democrático. Impôs-se. E forçou a mobilização da sociedade, a emergência da corresponsabilidade. E dia-a-dia, de conferência de imprensa em conferência de imprensa, ou derrubamos fronteiras, nos apoiamos uns aos outros, pensamos e actuamos local e globalmente como se uma batalha planetária enfrentássemos, ou seguiremos assistindo, morto-a-morto, ao enterro dos vizinhos de longe e de perto.

Em pleno século XXI, com tanta sofisticação e tamanha ignorância, este coronavírus desnuda-nos como a Adão e Eva no paraíso, depois de tragarem a maçã “original”.

Já tirámos mais algumas lições: Ninguém está imune. Ninguém tem veto. Não valem fortunas, aviões privados, nem sangue real. A “praga” veio para grandes e pequenos, famosos e desconhecidos da praça pública, cristãos e judeus, muçulmanos e budistas, para veteranos de guerra e para recém-nascidos. Veio para ti e para mim.

E continua sem explicar-se. E sem ser compreendida. E, para muitos, é como se nada se passasse!
A Primavera já chegou no nosso calendário. A Mãe-Natureza já a celebra nestes dias e rejubila agradecida. Somos os únicos cativos dentro das nossas casas pelos sucessivos “tiros que demos nos pés”.

Basta já, por ontem, para hoje, para amanhã e para cada novo dia. Esta é uma nova oportunidade que se nos oferece para repensarmos os nossos hábitos quotidianos, o modo como produzimos, consumimos e nos relacionamos (uns com os outros e todos com o Cosmos), como (des)respeitamos esta Casa Comum que nos tem enviado tantos alertas.

Ainda que falhemos esta Primavera, antecipemos a Páscoa e terminemos bem esta "quarentena".

Texto: Artur Teixeira, CMF & Tony Neves, Cssp [Tugas na diáspora].

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas