Beata Isabel da Trindade, virgem
Memória facultativa
Maria Isabel Catez nasceu em Champ d’Avor (Bourges, França) no dia 18 de Julho de 1880. Em 1901 ingressou no Carmelo de Dijon onde veio a falecer no dia 9 de Novembro de 1906. Verdadeira adoradora em espírito e verdade, viveu uma vida humilde. No meio de sofrimentos físicos e morais a sua alma amadureceu rapidamente e soube fazer transparecer, no silêncio, às suas irmãs, a presença do Deus-Amor. Viveu inteiramente para louvor e glória da SS. Trindade, hóspede da alma, achando neste mistério o seu “céu na terra” e tendo perfeita consciência de que ele constituía o seu carisma e a sua missão na Igreja. Beatificada por João Paulo II a 25 de Novembro de 1984, representa um dos luminares da espiritualidade moderna, redescobrindo a força da Palavra de Deus e fundando a existência baptismal no mistério da graça, concebida como participação na vida íntima da Trindade divina .
A missa votiva em honra da Virgem Maria Mãe da Igreja abriu o segundo dia do 2º Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV. A celebração na manhã deste sábado, 27 de junho, na Basílica de São Pedro, foi presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que dedicou sua homilia à Virgem, que “está presente e age na Igreja e no mundo para a salvação de cada homem e de cada mulher”.
Em uma visita à Rádio Vaticano – Vatican News, em Roma, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, compartilhou reflexões sobre a sua trajetória, a transição ministerial e a força da fé católica na região amazônica. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 25 pessoas, dom Alberto viajou para participar de um momento histórico para a Arquidiocese de Belém: a entrega do pálio ao seu sucessor, Dom Júlio.
A novidade pedagógica da "Magnifica humanitas" consiste justamente em deslocar o debate da máquina para o coração humano.