Beato Isidoro Bakanja, terceiro carmelita, mártir
Memória facultativa: O. Carm.
Nasceu por volta de 1885 no Congo belga (Zaire). Foi baptizado ainda adolescente, sendo o primeiro católico da sua região. Nutriu uma especial devoção a Maria através do rosário e do Escapulário. Zelosamente dedicado à difusão do cristianismo através da oração e de obras de caridade, recusou tirar o Escapulário, sendo, por isso, flagelado sem piedade. Morreu seis meses mais tarde, no dia 15 de Agosto de 1909, rezando pelo seu algoz. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994.
A Prefeitura da Casa Pontifícia informa que, a partir da tarde deste domingo, 5 de julho, o Pontífice se transfere para o município do Lazio até 27 de julho. As Audiências Gerais, privadas e especiais ficam suspensas. Já o Angelus com Leão XIV será recitado direto da Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo.
Leão XIV, ao final da oração mariana do Angelus deste domingo (05/07), dirige seus pensamentos à Venezuela. Em espanhol, o Pontífice disse rezar pelas vítimas do país, dramaticamente atingido por dois fortes terremotos: o último balanço fala de quase 3 mil mortes.
Em português mesmo! Leão XIV voltou a saudar os brasileiros, desta vez aqueles presentes na Praça São Pedro, munidos de bandeiras do país e inclusive vestindo a camiseta verde-amarela, numa bonita coincidência com a data: neste domingo, 5 de julho, a Seleção Brasileira enfrenta a Noruega pelas oitavas de final da Copa Mundo nos Estados Unidos. Ao final do Angelus, o Papa também saudos os fiéis provenientes da Polônia.