Calendário de eventos

Beatos João Baptista, Miguel Luís e Tiago
Terça-feira 18 agosto 2026, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 75548
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Beatos João Baptista, Miguel Luís e Tiago, mártires

Memória facultativa: O.C.D.

Na pequena baía de Rochefort, diocese de La Rochelle (França), morreram amontoados em dois navios 547 sacerdotes e religiosos durante a Revolução Francesa. Entre eles estavam, pelos menos, três carmelitas descalços: P. João Baptista Duverneuil, nascido em Limoges em 1759, que morreu por privações e doenças no dia 1 de Julho de 1794, na idade de 35 anos; P. Miguel Luís Brulard, nascido em Chartres no dia 26 de Julho de 1758, que morreu no dia 25 de Julho de 1794, na idade de 36 anos; e P. Tiago Gagnot, nascido em Frolois em 1753, e que morreu no dia 10 de Setembro de 1794, na idade de 41 anos. O amor incondicional a Cristo, o apego e a fidelidade à Igreja, a compaixão para com todos, o perdão para com os próprios perseguidores foram algumas das virtudes destes filhos de Santa Teresa. Foram beatificados por João Paulo II no dia 1 de Outubro de 1995, juntamente com outros 61 mártires, mortos nas mesmas circunstâncias.

Liturgia do dia

Unable to fetch raw feed payload.

Notícias do Vaticano

  • Cardeal Scherer: Unidos em Cristo, participando da missão

    O Papa Leão XIV, na sua mensagem para o 100º Dia Mundial das Missões, destaca isso: se quisermos que o trabalho missionário da Igreja produza frutos ainda em nossos dias, precisamos estar em comunhão com Cristo e em comunhão eclesial.

    Leia tudo

     

  • Não ao uso de algoritmos que ampliam injustiças e substituem decisões humanas

    É a convição de David Ucama, perito em Direito administrativo, Direito ambiental e Direito penal, e Docente na Universidade Católica de Moçambique (UCM) - Extensão de Maputo, em recentes depoimentos à Rádio Vaticano e comentando a Carta Encíclica do Papa Leão XIV Magnifica Humanitas (MH).

    Leia tudo

     

  • Moçambique. Jovens da paróquia Santa Cruz em Nampula rezam pelo Papa Leão

    Os jovens da Paróquia Santa Cruz, na Arquidiocese de Nampula (norte de Moçambique) realizaram, esta quarta-feira, 14 de outubro, uma vigília de oração pela recuperação do Papa Leão XIV, um dia depois de o Santo Padre ter sido submetido a uma cirurgia torácica no Hospital Gemelli, em Roma. A iniciativa foi marcada pela celebração da fé, pela intercessão pela saúde do Pontífice e por orações pela paz em Moçambique.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas