Calendário de eventos

S. JOÃO DA CRUZ
Quinta-feira 14 dezembro 2023, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 73280
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

S. JOÃO DA CRUZ, presbítero,
doutor da Igreja
e pai do carmelo reformado

SOLENIDADE: O.C.D. - Festa: O. Carm.

Nasceu em Fontiveros (Ávila, Espanha) no ano 1542. Em Medina del Campo, com 21 anos de idade, tomou o hábito da Ordem, na qual pediu para viver uma vida mais austera de acordo com a Regra primitiva. Foi um instrumento providencial nas mãos de Teresa de Jesus, a quem ajudou na sua obra desde a primeira fundação de religiosos contemplativos em Duruelo, no dia 28 de Novembro de 1568. Morreu em Úbeda no dia 13 de Dezembro de 1591. Beatificado no dia 25 de Janeiro de 1675 por Clemente X, foi canonizado no dia 27 de Dezembro de 1726 pelo Papa Bento XIII. É um grande mestre dos caminhos do espírito. As suas obras Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Cântico Espiritual e Chama Viva de Amor, valeram-lhe o título de Doutor da Igreja, conferido pelo Papa Pio XI em 24 de Agosto de 1926.

Liturgia do dia

Unable to fetch raw feed payload.

Notícias do Vaticano

  • Leão XIV: o esporte é mestre em cooperação e partilha

    O Papa se reuniu na Sala Paulo VI com 7 mil professores, alunos e ex-alunos da Universidade Villanova, onde se formou em matemática, e da Universidade de Notre Dame, cujas equipes de basquete se enfrentarão neste domingo (01/11), em Roma, na abertura dos campeonatos universitários. Ele define o esporte como “um meio concreto de reunir as pessoas”, necessário para superar as distâncias “que a tecnologia pode criar”. E diz que o Papa não torce por nenhum time, mas “Prevost pensa diferente”.

    Leia tudo

     

  • Papa: reconstrução urgente na região central da Itália, após 10 anos de terremoto

    Leão XIV recebe os representantes dos municípios e vilarejos atingidos há 10 anos pelo terremoto na região central do país e clama por “respostas tangíveis e urgentes”, exortando a empregar “todas as forças para que a reconstrução material ocorra no menor tempo possível”. Ele também convida a não perder a esperança e a “construir juntos”.

    Leia tudo

     

  • Esmoleiro do Papa termina visita ao povo ferido da Ucrânia

    As instituições de caridade de Kiev e Fastiv foram as últimas etapas da missão de caridade de dom Luis Marín de San Martín, que, em nome do Papa, levou o apoio e a solidariedade da Igreja. Comovente foi o encontro com as mães que perderam os filhos na guerra; incessante, a oração de entrega a Deus de um povo ferido que anseia pela paz.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas