Beata Maria dos Anjos, virgem
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Turim no dia 7 de Janeiro de 1661. Entrou no convento das carmelitas descalças da sua cidade natal em 1675. Foi repetidas vezes superiora da comunidade e responsável pela formação das noviças, nas quais inculcou os ensinamentos de Santa Teresa. Nas suas contínuas noites do espírito deixou-nos inumeráveis exemplos de amor ardente a Deus e ao próximo. Cultivou a oração com perseverança, sendo também com os seus sábios conselhos instrumento de paz e de concórdia para os seus concidadãos. Nutriu uma especial devoção por S. José, tendo fundado em sua honra um mosteiro em Moncalieri. Entrou na glória eterna no ano 1717 e foi beatificada no dia 25 de Abril de 1865 pelo Papa Pio IX.
O Papa recebe em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 300 participantes do congresso “O século XXI: uma nova era de mártires?”, realizado no Augustinianum. O Pontífice destaca que “os testemunhos da fé não propõem uma ideologia, mas mostram uma fé vivida no cotidiano”, capaz de desarmar a “cultura do poder”.
O santuário mariano francês espera cerca de 150 mil pessoas para os diversos momentos da visita do Papa, nos dias 26 e 27 de setembro. O encontro com os doentes, a oração na Gruta de Massabielle e a Missa dominical estarão entre os momentos centrais da peregrinação.