Calendário de eventos

Beato Baptista Spagnoli, presbítero
Quinta-feira 17 abril 2025, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 80459
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
Beato Baptista Spagnoli, presbítero

Memória: O. Carm. - Memória facultativa: O.C.D.

Nasceu em Mântua (Itália) no dia 17 de Abril de 1447. Sendo ainda jovem, entrou para o Convento carmelita da Congregação de Mântua em Ferrara. Professou em 1464 e desempenhou diversas funções em diferentes conventos. Tendo exercido por seis vezes o cargo de Vigário Geral da sua Congregação, foi eleito Prior Geral da Ordem em 1513. Faleceu em Mântua no dia 20 de Março de 1516. Dotado de singulares virtudes, dedicou-se de corpo e alma à reforma da Igreja, que ardentemente amava. Grande humanista, é considerado um dos poetas latinos de maior relevo da sua época, sendo apelidado “o Virgílio cristão”. O seu culto foi aprovado por Leão XIII no dia 17 de Dezembro de 1885.

Liturgia do dia

  • Quarta-feira da semana XI
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 2Rs 2, 1. 6-14; Sl 30 (31), 20. 21. 24 Ev: Mt 6, 1-6. 16-18 * Na Diocese de Viseu – Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Luciano dos Santos Costa (2018). * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – B. Joseph Cassant, monge e presbítero – MF

Notícias do Vaticano

  • Santa Sé: adotar uma “cultura da negociação” para construir a paz

    O arcebispo Balestrero, observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra, intervém na 62ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos: “Hoje, o aumento dos conflitos reduz os recursos destinados ao desenvolvimento. O custo real de tudo isso recai sobre os pobres e os necessitados”. Alerta contra a desinformação: “A busca pela verdade é essencial para a democracia”

    Leia tudo

     

  • Ao encontro do Papa, com um olhar de amor, respeito e compaixão

    Na Audiência Geral na Praça São Pedro, muitas pessoas compartilharam seus testemunhos inspiradores de fraternidade e amizade, de coragem e partilha, de defesa das tradições e das gerações futuras.

    Leia tudo

     

  • Prêmio "Mystery of Life" deste ano a Pe. Benanti pelos estudos sobre IA

    Durante a 20ª edição da cerimônia de premiação, realizada em Seul, na Coreia do Sul, o Pe. Paolo Benanti, teólogo e filósofo franciscano, foi homenageado “pela trajetória” em trabalhar com a ética da Inteligência Artificial e a governança tecnológica. O estudioso: “esses sistemas não sabem como enxergar uma pessoa, veem apenas padrões e correlações”. O arcebispo Chung: “espero que uma cultura de respeito pela vida se enraíze ainda mais em nossa sociedade”.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas