Beato Luís Rabatá, presbítero
Memória facultativa: O. Carm.
Nascido em Erice, perto de Trápani, na Sicília, em meados do séc. XV, entrou na Ordem do Carmo. Foi Prior do convento reformado de Randazzo, onde morreu em 1490, de uma ferida recebida na cabeça, causada por uma flecha, perdoando ao agressor, de quem não quis revelar o nome. Por isso, não pode ser venerado como mártir, mas apenas como confessor. O seu culto foi aprovado por Gregório XVI a 10 de Dezembro de 1841.
A "comunidade humana" foi o tema da catequese do Santo Padre, inspirada na Constituição Pastoral "Gaudium et spes". O texto conciliar convida a eliminar as discriminações e superar a mentalidade individualista. Leão XIV alerta: "Corre-se o risco de nos habituarmos a delegar aos algoritmos decisões que competem exclusivamente à consciência humana"
O Papa recebe em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 300 participantes do congresso “O século XXI: uma nova era de mártires?”, realizado no Augustinianum. O Pontífice destaca que “os testemunhos da fé não propõem uma ideologia, mas mostram uma fé vivida no cotidiano”, capaz de desarmar a “cultura do poder”.