Calendário de eventos

SOLENE COMEMORAÇÃO DA
Quarta-feira 16 julho 2025, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 69558
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

solene comemoração da
bem-aventurada virgem Maria DO monte CARMelo

SOLENIDADE

A Ordem carmelita celebra hoje a solenidade da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, a quem deve tudo o que é.

A Sagrada Escritura exalta a beleza do monte Carmelo, onde o profeta Elias, ardendo de zelo pelo Deus vivo, defendeu a pureza da fé de Israel. Neste monte, junto à fonte que tinha o nome do profeta, estabeleceram-se alguns eremitas nos finais do séc. XII, os quais, no início do século seguinte, tendo recebido de S. Alberto, Patriarca latino de Jerusalém, uma fórmula de vida, aí construíram um oratório dedicado à Mãe de Deus, ficando assim juridicamente constituídos com o título de “Santa Maria do Monte Carmelo”. Desde então experimentaram a protecção maternal da sua Senhora, a Virgem puríssima, a quem chamaram “Irmã”, primeiramente na prática da vida contemplativa e mais tarde no dom aos irmãos das riquezas recolhidas na íntima comunhão com Deus na prática da vida fraterna. Por isso começaram a intitular-se: “Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo”.

Esta invocação mariana, que exprime o conjunto dos benefícios recebidos da nossa Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV em Inglaterra, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, até que, em 1606, Paulo V a reconheceu como festa principal da Confraria do Santo Escapulário e o Capítulo Geral de 1609 a declarou como sendo a festa principal e mais solene da Ordem.

Liturgia do dia

  • Terça-feira da semana XI
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 1Rs 21, 17-29; Sl 50 (51), 3-4. 5-6a. 11 e 16 Ev: Mt 5, 43-48 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima (1979). * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – S. Lutgarda, monja – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Aniceto Koplin, presbítero, e companheiros, mártires, da I Ordem – MF

Notícias do Vaticano

  • Tutela dos Menores e Ending Clergy Abuse: primeiro diálogo em Roma proposto pelo Papa

    Os membros da Pontifícia Comissão e da associação internacional de direitos humanos realizaram um primeiro encontro presencial nos dias 15 e 16 de junho para dar início a uma colaboração voltada ao fortalecimento das medidas de proteção na Igreja e a uma maior escuta e envolvimento das vítimas.

    Leia tudo

     

  • Espetáculo italiano "Pedro e Paulo em Roma" volta aos palcos no Vaticano

    De 16 a 18 de junho, na Praça Santa Marta, retorna a peça “Pedro e Paulo em Roma”, escrita e interpretada pelo artista italiano Michele La Ginestra, tendo Fabio Ferrari como companheiro de cena. Três noites com ingressos esgotados, numa promoção da Fábrica de São Pedro para o IV Centenário da Dedicação da Basílica Vaticana. Os protagonistas contam a gênese, o significado e a atualidade da peça dedicada aos dois apóstolos.

    Leia tudo

     

  • Castel Gandolfo: tem início “Borgo Dialogues”, fórum de debate sobre a Casa Comum

    De 17 a 19 de junho, o Centro de Alta Formação Laudato si’ organiza, em parceria com a University of Notre Dame, a Deloitte Suíça e a Handshake Strategies, um evento aberto a atores internacionais do mundo empresarial, das ONGs, das universidades, da sociedade civil e da Igreja. O cardeal Baggio: “eles dialogarão sobre temas centrais para o nosso futuro: IA, novo humanismo, fraternidade, envelhecimento”.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas