SANTO ELIAS, Profeta,
(pai e) inspirador ideal da N.O.
SOLENIDADE: O. Carm. - Festa: O.C.D.
O profeta Elias é apresentado nas Sagradas Escrituras como o homem de Deus que caminha na presença do Senhor, e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do único Deus verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. Entregou-se à íntima experiência do Deus vivo no monte Horeb. Nele se inspiraram os primeiros eremitas que, seguindo os Santos Padres, o tomaram por Pai e Guia da vida eremítica e monástica, iniciaram no séc. XII no Monte Carmelo um novo estilo de vida que está na origem da Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Por este motivo, o profeta Elias é considerado como sendo o modelo inspirador e Fundador ideal da Ordem. O seu culto litúrgico, atestado desde a Antiguidade neste dia entre as Igrejas orientais, propagou-se na Ordem a partir de 1551.
“O mundo está cada vez mais agressivo, está cada vez mais pedindo mais das pessoas, dos consagrados”. Foi com estas palavras que o Padre Agostinho Maholele, psicólogo clínico e religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento, destacou a crescente necessidade de atenção à saúde mental na vida consagrada.
Realizado de 4 a 7 de setembro, em Aparecida (SP), o encontro abordou a caminhada da animação vocacional, a vivência comunitária da fé e a contribuição da comunicação e das juventudes para a cultura vocacional.
O Dicastério para as Causas dos Santos promove o encontro na próxima terça-feira, 15 de setembro, no Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma, das 9h30 às 18h30. O prefeito, cardeal Semeraro: “Os santos não são apenas aqueles proclamados pela Igreja”. O professor Riccardi: “As notícias nos mostram que o sacrifício dos cristãos continua”. Na quarta-feira, 16, os participantes serão recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV.