Beata Maria Pilar, Teresa e Maria Ángeles,
virgens e mártires
Memória facultativa
Maria Pilar de S. Francisco de Borja (nascida em Tarazona, Espanha, no dia 30 de Dezembro de 1877), Teresa do Menino Jesus e de S. João da Cruz (nascida em Mochales no dia 5 de Março de 1909) e Maria Ángeles de S. José (nascida em Getafe no dia 6 de Março de 1905), carmelitas descalças do mosteiro de S. José de Guadalajara (Espanha), sofreram o martírio no dia 24 de Julho de 1936, depois de terem confessado a sua fé em Cristo Rei e de terem oferecido as suas vidas pela Igreja. São as primícias dos inumeráveis mártires da guerra civil espanhola de 1936-1939. Foram beatificadas por João Paulo II no dia 29 de Março de 1987.
Unable to fetch raw feed payload.
Uma semana antes da viagem de Leão XIV, entrevista com o diplomata, ex-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina e embaixador do Uruguai junto à Santa Sé: “Os povos serão chamados a uma unidade que supere polarizações políticas, às vezes mesquinhas”. Sobre a etapa no país banhado pelo Rio da Prata: “Será muito importante para a Igreja, que deverá reavivar a evangelização diante de uma liberdade que perdeu sua ancoragem nos valores”.
Encerra-se o mandato do prefeito, primeiro leigo a dirigir um organismo da Cúria Romana. Nesta sexta-feira, 30 de outubro, ele se despediu de todos os funcionários do Palazzo Pio. A nova prefeita, Montserrat Alvarado, afirmou: “Somos o instrumento de comunicação do Papa, uma responsabilidade enorme que você, Paolo, carregou sobre os ombros. Obrigada por ter se colocado em jogo e por sua fé”.
O Papa da Igreja Copta Ortodoxa, Tawadros II, participou da assinatura de um protocolo destinado a promover a colaboração nas áreas de assistência social e serviços de saúde. “A obra social na Igreja se distingue porque está envolvida por um espírito de amor que não faz distinção entre uma pessoa e outra”, afirmou.