Beata Maria Pilar, Teresa e Maria Ángeles,
virgens e mártires
Memória facultativa
Maria Pilar de S. Francisco de Borja (nascida em Tarazona, Espanha, no dia 30 de Dezembro de 1877), Teresa do Menino Jesus e de S. João da Cruz (nascida em Mochales no dia 5 de Março de 1909) e Maria Ángeles de S. José (nascida em Getafe no dia 6 de Março de 1905), carmelitas descalças do mosteiro de S. José de Guadalajara (Espanha), sofreram o martírio no dia 24 de Julho de 1936, depois de terem confessado a sua fé em Cristo Rei e de terem oferecido as suas vidas pela Igreja. São as primícias dos inumeráveis mártires da guerra civil espanhola de 1936-1939. Foram beatificadas por João Paulo II no dia 29 de Março de 1987.
O Dicastério para a Doutrina da Fé envia aos bispos de todo o mundo uma comunicação com as orientações a serem seguidas para acolher aqueles que decidirem deixar a Fraternidade Sacerdotal São Pio X após o ato cismático que levou à nova excomunhão.
No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, Leão XIV convida os fiéis a rezarem para que cada pessoa seja acolhida, protegida e respeitada desde a concepção até o fim natural da vida. O Pontífice também faz um apelo para combater a cultura do descarte e promover a dignidade de cada ser humano.
Ato cismático e excomunhões latae sententiae: a nova ruptura dos lefebvrianos e a constatação da Santa Sé