Beato Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Vinebre (Catalunha, Espanha) em 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apóstolo das crianças na catequese, inspirador de movimentos seculares de espírito evangélico, director de almas, sentiu irresistivelmente o atractivo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de oração e filha da Igreja. À luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, Instituto religioso feminino cujos membros têm como objectivo a formação da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apóstolo dos novos tempos com a pregação e com a pena, após um duro calvário de provas e sofrimentos, morreu em Gilet (Valência, Espanha) no dia 27 de Janeiro de 1896. Foi beatificado a 14 de Outubro de 1979 e canonizado em Madrid no dia 16 de Junho de 1993 por João Paulo II.
Representantes de Escolas de Fé e Política/Cidadania dos estados da Região Norte estiveram reunidos na Arquidiocese de Santarém, de 12 a 14 de junho, durante o Seminário Regional promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), organismo da CNBB.
A Paróquia Nossa Senhora da Penha, Campos dos Goytacazes (RJ) está promovendo oficina de balé para crianças e adolescentes formando cidadania e a amizade social, evangelizando através da arte.
A mensagem do papa Leão XIV, na Magnifica Humanitas é um chamado à esperança e à vigilância. A sabedoria do espírito humano sobre os dados automatizados deve ser reafirmada em todas as instâncias da vida social.