Beato Ângelo Mazzinghi, presbítero
Memória facultativa: O. Carm.
Nasceu em Florença ou perto desta, em data desconhecida, mas certamente antes de 1386. Foi o primeiro filho da Reforma de Santa Maria das Selvas, da Ordem carmelita. Foi várias vezes Prior em conventos da sua Ordem e distinguiu-se na pregação da palavra de Deus. Morreu em Florença em 1438. O seu culto foi confirmado por Clemente XIII a 7 de Março de 1761.
A "comunidade humana" foi o tema da catequese do Santo Padre, inspirada na Constituição Pastoral "Gaudium et spes". O texto conciliar convida a eliminar as discriminações e superar a mentalidade individualista. Leão XIV alerta: "Corre-se o risco de nos habituarmos a delegar aos algoritmos decisões que competem exclusivamente à consciência humana"
O Papa recebe em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 300 participantes do congresso “O século XXI: uma nova era de mártires?”, realizado no Augustinianum. O Pontífice destaca que “os testemunhos da fé não propõem uma ideologia, mas mostram uma fé vivida no cotidiano”, capaz de desarmar a “cultura do poder”.